Sábado, 04 de Julho de 2020
RETOMADA

Governo do AM pode voltar a decretar isolamento se casos de Covid-19 voltarem a crescer

Governador Wilson Lima apresentou plano de retomada gradual da economia, o que não quer dizer, de acordo com a FVS, que a pandemia acabou



WhatsApp_Image_2020-03-24_at_16.45.06__1__EFF84CC0-63CA-4F61-9AEF-3DF43FCA026A.jpeg Foto: Euzivaldo Queiroz
27/05/2020 às 19:52

O governador Wilson Lima disse que o Amazonas pode voltar a adotar o isolamento social se os casos do novo coronavírus voltarem a crescer em Manaus. A declaração foi dada nesta quarta-feira (27) durante a coletiva de imprensa em que o governo detalhou o calendário de reabertura da economia na capital.

De acordo com Wilson, “se houver uma subida, nós não teremos a menor dúvida da decisão que nós temos que tomar, que são as medidas de isolamento”.



Confira o calendário de retorno gradual da economia apresentado nesta quarta-feira (27)

Segundo a diretora da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), Rosemary Pinto, a retomada da economia “foi uma ação consciente e responsável”, mas não quer dizer que a pandemia acabou e sim que “há uma tendência de estabilidade”.

Ela destaca, porém, que o interior do estado apresenta curva ascendente de casos registrados da Covid-19. “‘O risco não passou. Nós ainda temos um potencial de transmissão muito alto e a possibilidade de um novo pico”, ressaltou.

Um levantamento da FVS classificou o estágio de desenvolvimento da pandemia nos municípios do interior: 17 municípios foram considerados em estado crítico, 26 foram considerados em pleno desenvolvimento e 16 apresentaram baixo risco.

Na coletiva, Rosemary destacou que a retomada da economia é um processo dinâmico, que será diariamente avaliado pelo comitê de crise do Governo do Estado.

Pelo levantamento, a pandemia pode ser dividida em três fases, com a estabilização e confirmação dos casos (entre 14 e 31 de maio), considerada a fase mais crítica; reabertura gradual da economia (a partir de 1º de junho); e volta ao ‘nornal’ pós-pandemia (a partir de 1º de setembro).

O processo de reabertura anunciado nesta quarta-feira inicia na próxima segunda-feira (1) e vale apenas para a capital. No interior, as prefeituras têm autonomia para decidir como e quando se dará a retomada da economia.

Pelo plano do Governo, todos os setores da economia devem manter um protocolo padrão, que inclui distanciamento social, higiene pessoal, higienização dos ambientes e comunicação.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.