Terça-feira, 19 de Novembro de 2019
MUDANÇA

Governo repassa administração de praças do Prosamim para Prefeitura

A parte operacional da manutenção dos locais ficará por parte do Implurb. Repasse acontece após 12 anos do início dos trabalhos do programa social



images__1__748D25A6-709F-42BF-B775-47DF768C25FF.jpg
23/10/2019 às 16:22

O Governo do Amazonas vai repassar a administração das praças e parques residenciais do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim) para a Prefeitura Municipal de Manaus. A formalização do repasse ocorreu, após 12 anos, nesta terça-feira (22), na sede da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), bairro Centro, com o coordenador executivo da UGPE, Marcellus Campêlo, juntamente com o presidente do Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb), Claudio Guenka.

A assinatura do repasse dos Parques do Prosamim é fruto de um Termo de Cooperação Técnica e Financeira celebrado entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Manaus, com o objetivo de fortalecer a capacidade operacional do Implurb para que possa recepcionar as obras construídas pelo Prosamim. As praças e parques do Prosamim serão administrados por servidores designados pelo Implurb por meio de uma Comissão Especial de Gerenciamento, Fiscalização e Controle de Parques e Praças, nomeadas pelo chefe do Poder Executivo Municipal.



Os integrantes da comissão especial farão a capacitação de uma comissão municipal mista para realizarem uma gestão eficiente das praças e parques executados pelo programa. O Governo do Estado, por meio do Prosamim, dotou a cidade nos últimos anos de vários equipamentos públicos como praças e parques urbanos. Conforme o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), órgão financiador do programa, a exigência é que, após a conclusão das obras, a administração estadual entregue para o poder público municipal para a devida manutenção.


Foto: Instituto Durango Duarte

O coordenador executivo da UGPE, Marcellus Campêlo, afirma que a assinatura do termo de cooperação e o repasse dos parques e praças do Prosamim ao município é algo histórico, pois desde a concepção do programa de saneamento se buscava esse repasse. “Historicamente o Governo do Estado nunca conseguia repassar para a Prefeitura a gestão dos parques do Prosamim. Dentro desse termo de cooperação, nós temos 22 parques e praças que irão ter sua manutenção e administração sob responsabilidade da Prefeitura”, afirmou.

O diretor-presidente do Implurb, Claudio Guenka, afirma que é uma honra para o município estar recebendo esses espaços construídos pelo Prosamim. “O Implurb irá ficar responsável por administrar e realizar as manutenções periódicas nesses espaços com que o Prosamim presenteou a população manauara, garantindo dessa maneira espaços de convívio e lazer”, explicou.

Parques e praças do Prosamim a serem repassados para a Prefeitura

Os parques e praças que já tiveram suas obras concluídas e que terão sua conservação e manutenção sob responsabilidade do município são: Parque Bittencourt 2ª Etapa, bairro Centro; Galeria Afluente Mestre Chico II, bairro da Cachoeirinha; Parque do Igarapé Quarenta, Parque das Cacimbas, bairro São Raimundo; sete praças da Ligação Viária Presidente Dutra, bairro São Raimundo; e Igarapé do Sesc, bairro dos Franceses.

Os parques e praças que estão passando por revitalização e que, após a conclusão de suas obras, terão sua manutenção e conservação sob responsabilidade do município são: Parque Paulo Jacob, Parque Manaus 2ª Etapa, Parque Bittencourt 1ª Etapa, Parque Largo Mestre Chico, bairro Centro; Parque Beira Rio, entre os bairros Morro da Liberdade e Santa Luzia; Parque Igarapé da Freira, Parque Kako Caminha, bairro da Glória.

Os parques e praças que estão em execução que terão sua manutenção e conservação sob responsabilidade municipal são: quatro praças em áreas do Parque Rio Negro, bairro do São Raimundo; três praças da Ligação Viária Luiz Antony e Castelhana, Centro; Mirante Leonardo Malcher, Centro; e Parque Igarapé Belchior, rua Ramos Ferreira, Centro.

Os parques previstos para início da construção e que constarão no termo são: Área de Cabeceira do Igarapé Manaus e o trecho entre a avenida Leonardo Malcher e a rua Parintins.

Recuperação dos Parques

O Governo do Estado está fazendo a recuperação dos Parques Urbanos nos residenciais do programa, dado que algumas obras já foram entregues há mais de 10 anos, para que o Município receba os parques e praças totalmente revitalizados.

Os serviços previstos na reforma dos parques que foram licitados são manutenção em áreas de lazer e ginástica, serviços de paisagismo (plantio de grama), serviços de microdrenagem, substituição de lixeiras, reforma das quadras de esporte, pinturas, recuperação dos bancos de concreto e demolição e remoção das construções irregulares, visando sua regularização para a emissão do título de propriedade.

O termo de cooperação firmado também abrange os espaços que estão sendo executados, assim como os projetos que estão previstos.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.