Sábado, 24 de Agosto de 2019
ATENDIMENTO

Governo, UEA e USP fecham parceria para implantação de novo hospital em Manaus

Anúncio da criação do Hospital das Clínicas da UEA foi feito na manhã de hoje, pelo governador Wilson Lima. Segundo ele, local vai atender 17 especialidades médicas



WhatsApp_Image_2019-02-18_at_11.55.31_093FDC9D-4830-4301-91EB-003B325C6FBA.jpeg (Foto: Joelma Sanmelo / UEA)
18/02/2019 às 12:12

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) terá o seu primeiro hospital universitário, o Hospital das Clínicas da UEA. O anúncio foi feito pelo governador do Amazonas, Wilson Lima, durante a abertura do ano letivo da instituição.

De acordo com o governador, a implementação do Hospital Universitário se dará em parceria com a Universidade de São Paulo (USP). "Esta semana estamos montando o grupo de trabalho e daqui a um mês vamos assinar o termo de cooperação entre UEA e USP", detalhou  Wilson Lima, acrescentando que serão oferecidas 17 especialidades de atendimento no local, incluindo, entre outras, urologia e ortopedia.

Segundo Wilson Lima, haverá todo o acompanhamento da Secretaria de Estado da Saúde (Susam) neste processo, considerado pelo governador como um grande passo na área. "Isso vai ajudar não só os acadêmicos, mas vai ajudar a população, o povo do Amazonas, que precisa de atendimento".

De acordo com o reitor da UEA, Cleinaldo Costa, ainda não há um local definido para a implantação do hospital universitário.  A tendência é que seja utilizado algum estrutura já pronta na cidade. Para Cleinaldo, que é médico por formação, o novo hospital vai "resignificar o desenho de atenção à Saúde no Estado". "Será um renascimento para a saúde e para a Educação no Amazonas", analisou Cleinaldo.

Com a criação do Hospital das Clínicas da UEA, segundo Cleinaldo, o governo do Amazonas irá poder fazer mais coisas com menos recursos financeiros.  "Essa parceria entre governo do Estado, UEA e USP é importante no sentido de redimensionar os recursos, adequá-los, e fazer mais com menos. Esse sistema integra os pacientes em uma linha de cuidado, e isso está mais ligado à prevenção que ao tratamento de doenças", explicou o reitor, destacando que o novo hospital vai reduzir o encaminhamento de doentes para fora do Estado.

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.