Publicidade
Manaus
Eleições 2016

Com gratuidade nos ônibus no domingo, usuários podem passar de 900 mil

Para evitar problemas durante a votação, o diretor-geral do TRE, Messias Andrade, alerta os eleitores que votam na Zona Oeste e que dependem de transporte público para que se atentem ao horário da gratuidade 28/10/2016 às 20:42 - Atualizado em 28/10/2016 às 20:43
Show  nibus02
No primeiro turno, a oferta não deu conta da demanda. Foto: Arquivo/ AC
Isabelle Valois Manaus (AM)

No primeiro turno das eleições municipais aproximadamente 900 mil usuários aproveitaram a gratuidade nos ônibus da capital, não só para votar, mas também para curtir o resto do domingo de folga, sobrecarregando o sistema de transporte público, especialmente na Zona Oeste, onde a demanda foi maior, por conta da praia da Ponta Negra, destino de muitos eleitores.

Para evitar problemas durante a votação, o diretor-geral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Messias Andrade, alerta os eleitores que votam nas seções localizadas naquela zona da cidade e que dependem de transporte público para que se atentem ao horário da gratuidade -  que vai das 0h até as 19h deste domingo - para não terem problemas no dia da votação.

“As linhas que vão para a Ponta Negra são as mais procuradas pela população, que aproveita a gratuidade para ir ao balneário, logo isso pode prejudicar aqueles que desejam votar, então pedimos que essas pessoas saiam com antecedência de casa para evitar qualquer anormalidade”, orientou.

Ele acredita que o número de gratuidades deve ficar na mesma média ou um pouco maior, visto que a votação será mais rápida. “É apenas um candidato, então as pessoas terão mais tempo livre para aproveitar o domingo”, analisou.

Andrade reforçou que, no segundo turno, os procedimentos serão os mesmos adotados no primeiro turno, com algumas adaptações para evitar problemas, principalmente, à população usuária de ônibus. Uma das medidas adotadas pelo TRE-AM foi  orientar as empresas de transporte para que antecipassem em 30 minutos a mudança de turno dos rodoviários nas garagens e terminais, para evitar que os passageiros esperem tempo demais nas paradas, atrasando o início das votações. “A frota será igual à que circula nos dias da semana”, reforçou Andrade. A Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) informou que, ao todo, 1,4 mil ônibus vão atender a população neste segundo turno e todos eles serão monitorados.

Biometria
Outra orientação de Messias Andrade é voltada aos eleitores que enfrentarem problemas técnicos com a biometria, o que aconteceu em diversas seções eleitorais no primeiro turno. “Caso a digital não passe nas quatro tentativas, o eleitor deve seguir à cabine para votar e, em seguida, assinar o livro, como nos anos anteriores”, explicou.

Andrade deu ainda outra “dica”, esta voltada a quem não votou no primeiro turno da eleição para não dar “viagem perdida”. “Com a biometria, muitos locais de votação mudaram e, por isso, é importante o eleitor se informar, antes de sair de casa, por meio do aplicativo do TRE”, disse.

Lei Seca vai de 0h até as 23h de domingo
Vale reforçar que, entre  0h e 23h deste domingo, o consumo de bebida alcoólica estará proibido em Manaus. É o que consta na Portaria Conjunta  de nº 917/2016, assinada pelo Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), desembargador Yedo Simões, e pelo Secretário de Segurança Pública, Sérgio Lúcio Fontes.

Segundo o TRE, a medida é tomada em razão do entendimento de que a bebida alcoólica, embora tenha o consumo liberado, afeta a capacidade de discernimento do ser humano.

Além disso, o consumo de bebida alcoólica no dia das eleições, segundo o órgão, acarreta transtornos, compromete a boa ordem dos trabalhos eleitorais e o exercício democrático do voto, tanto que, em eleições anteriores, a proibição apresentou eficácia, reduzindo o número de ocorrências nos locais de votação.

O descumprimento da determinação caracterizará a prática do crime de desobediência, previsto no artigo 347 do código eleitoral brasileiro (Lei nº 4.737/1965).

Trânsito monitorado
Mais de 300 agentes de trânsito irão atuar neste segundo turno de eleição, segundo o Instituto Municipal de Fiscalização de Trânsito (Manaustrans). Eles serão distribuídos em quatro turnos, que se revezarão entre 0h e 23h de domingo. O Manaustrans informou que os agentes devem atuar nas vias principais da cidade, além de realizar um patrulhamento nas principais zonas eleitorais de Manaus.

 

Publicidade
Publicidade