Sábado, 24 de Agosto de 2019
Susto

Grávida dá à luz sozinha no meio da floresta, em Presidente Figueiredo

Dona de casa ficou perdida quatro dias no meio da mata e só foi resgatada no domingo. Ela e o bebê passam bem



WhatsApp_Image_2016-12-05_at_19.22.08__3_.jpeg Batizado de Davi, recém-nascido apresenta estado de saúde estável. Mãe teve infecção, mas está sendo tratada. (Reprodução TV A Crítica)
05/12/2016 às 20:30

Quatro dias depois de ficar perdida na mata na Zona Rural do município de Presidente Figueiredo (distante 117 quilômetros de Manaus), a dona de casa Francisca Souza dos Santos, 33, foi localizada pela família. O detalhe é que a mulher, que estava grávida, foi resgatada com o filho no colo. Ela deu à luz no meio da floresta durante o tempo em que ficou perdida. 

O resgate da dona de casa e do  filho recém-nascido ocorreu no último domingo, perto de um córrego. Francisca saiu de casa na última quinta-feira  para caminhar na mata, no entanto ela perdeu a direção do caminho e não soube mais voltar para casa.  “Eu fiquei parada e como não achei mais o caminho, decidi ficar pela mata”, contou ela. 

Segundo a mulher, foram dias e noites de sofrimento e muitas picadas do insetos. Para sobreviver, ela teve que vencer o medo e procurar pelo menos água para sobreviver na selva. A situação ficou ainda mais delicada quando a doméstica sentiu as contrações do parto. Ela mesma teve que improvisar e, sozinha, realizou o parto, dois dias após se perder na mata. “Eu fiquei muito fraca, sofri muito, mas graças a Deus ficou tudo bem”, relatou Francisca Souza. 

A mulher foi encontrada pelo próprio marido e vizinhos da comunidade, durante o último domingo, aproximadamente 12 horas após o bebê ter nascido. “Eu fui procurar sozinho por ela, desde quinta-feira. Como não achei, fui na delegacia e registrei o boletim de ocorrência, depois reuni com os moradores da comunidade e pedi para me ajudarem a procurar”, contou o esposo, Eurico Feitosa. Segundo ele, a mulher foi encontrada perto de um córrego, sentada em toco de árvore. Ela estava com a criança no colo e bastante debilitada. 

“O pessoal trouxe logo a criança e ela veio atrás, andando sozinha. Mas ela estava muito fraca porque tinha perdido muito sangue”, contou Eurico Feitosa.

‘Com cordão umbilical’

O pai da criança também informou que o menino ainda estava com a placenta e o cordão umbilical quando foi resgatado.  Mãe e filho estão internados no Hospital de Presidente Figueiredo e passam bem, segundo a equipe de assistência social da unidade hospitalar. 

Liberados nos próximos dias

De acordo com o médico Marcos Valdívia, que atendeu a mãe e o filho, batizado de Davi, ambos passaram por várias avaliações médicas e passam bem, apesar de Francisca ter apresentado uma infecção. O problema já está sendo tratado com medicação e, nos próximos dias, a dona de casa e o recém-nascido vão poder receber alta e voltar para casa.

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.