Publicidade
Manaus
Vacinação

Grávidas e crianças com imunização contra Influenza abaixo das metas estabelecidas

Até ontem, 77,46% das crianças entre seis meses e cinco anos haviam sido vacinadas, segundo informações do secretário municipal de saúde, Homero de Miranda Leão. 19/05/2016 às 05:50 - Atualizado em 19/05/2016 às 10:44
Show vacina
A meta é imunizar 163.359 crianças, maspouco mais de 35 mil ainda não foram vacinadas (Foto: Winnetou Almeida)
Luana Carvalho Manaus (AM)

Faltando dois dias para o fim da Campanha de Vacinação contra a Influenza, os grupos de crianças e gestantes continuam com os menores índices de imunização em Manaus. Apenas 67,38% das mulheres grávidas se vacinaram. Ou seja, pouco mais de dez mil gestantes ainda não procuraram os postos para receberem a dose da vacina. Todos os outros grupos já atingiram a meta. 

Até ontem, 77,46% das crianças entre seis meses e cinco anos haviam sido vacinadas, segundo informações do secretário municipal de saúde, Homero de Miranda Leão. A meta é imunizar 163.359 crianças, maspouco mais de 35 mil ainda não foram vacinadas. Todas as outras metas dos outros grupos já foram atingidas, com cobertura geral de 86,40%, uma vez que o Ministério da Saúde considera como meta 80% da população de todos os grupos  alvos. 

O secretário municipal de saúde, Homero de Miranda Leão, informou que a pasta intensificará o chamado nesta semana. “Vamos divulgar em todos os meios. Precisamos  alertar as pessoas destes grupos para que observem suas carteiras de vacinação e se protejam contra a gripe”, disse. 

Na avaliação do secretário, a campanha foi um sucesso, ainda que neste ano as doses dispobilizadas tenham sido inferiores em relação ao ano passado.  “Como tivemos uma margem maior de vacinas no ano passado, de algum modo ofertamos mais postos de vacinação, como em escolas e repartições públicas, mesmo após o dia ‘D’. Neste ano fomos mais rigorosos em relação à faixa etária e os grupos, esperamos terminar a campanha com todas as metas atingidas, e se sobrar, disponibilizaremos para a rede”. 

Oferta pós-campanha

Segundo Homero, foram muitos os pedidos de pessoas que não se encaixam nos grupos do público alvo. Caso as doses sobrem após o término da campanha, a Semsa estudará um meio de ofertar a vacina a outros grupos, dependendo do grau de necessidade.

Metas superadas  
As metas de imunização já foram atingidas com os trabalhadores da saúde,  quando 43.138 se vacinaram, o que representa 92,32%. Outras 5.018 puérperas (mulheres que pariram recentemente)  foram vacinadas, atingindo a cobertura de 95%. Também receberam a vacina 452 indígenas (84,80%).

Já os idosos superaram a marca. Neste ano, 113.978 pessoas acima de 60 anos foram imunizadas, o que representa 102,07% do grupo.
A campanha de vacinação encerra na próxima sexta-feira, dia 20. A Semsa faz um alerta às pessoas que ainda não procuraram os postos de saúde e pede que busquem se imunizar ainda durante a campanha. 

Publicidade
Publicidade