NACIONAL

Greve não deve afetar abastecimento de combustível em Manaus, diz Sindipetro

Federação Única dos Petroleiros inicia a partir de meia-noite de hoje (31) paralisação em 13 estados brasileiros

Cley Medeiros
31/01/2020 às 18:23.
Atualizado em 10/03/2022 às 15:20

(Foto: Divulgação)

Petroleiros iniciam a meia-noite de hoje (31), a primeira greve nacional do ano da categoria. De acordo com a Federação Única dos Petroleiros (FUP), a ação cobra pagamento de dívidas trabalhistas da Petrobras e pede a suspensão do fim da atividades da Araucária Nitrogenados, empresa instalada no Paraná. Greve irá atingir 13 unidades petroleiras no país.

No Amazonas, Marcus Ribeiro, coordenador geral do Sindicato dos Petroleiros (Sindipetro), representante da FUP no Estado, confirmou que os sindicalizados irão aderir ao movimento nacional, mas ressalta que a paralisação não irá afetar o abastecimento de combustíveis.

"A gente vai inicar hoje o movimento nacional, e a ideia é a gente fazer esse grande movimento, chamando a Petrobras a responsabilidade para cumprir o acordo coletivo", afirma Marcus.

Principal reinvidicação, o pagamento dos Acordos Coletivos de Trabalho (ACT), que foi mediado em novembro pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), não estaria sendo pago pela empresa. Na nota divulgada à imprensa, a entidade afirma que "a Petrobras vem tomando decisões por conta própria e não negocia com a categoria questões como tabela de turno, banco de horas, plano de saúde e participação nos lucros, que já havia sido determinado pelo TST", diz o trecho da publicação.

O coordenador Marcus Ribeiro explica que no Amazonas as ações serão de conscientização dos trabalhadores que atuam na Reman, polo petroleiro na capital. Marcus também afirma que a entidade irá atuar nos terminais, incluindo o polo de gás natural no município de Coari, distante 363 quilômetros de Manaus. 

Os petroleiros apontam para o risco de oito refinarias da Petrobras serem privatizadas. Na visão dos sindicalizados, a venda das unidades para a iniciativa privada não garante aumento da concorrência.

 

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
© Copyright 2022Portal A Crítica.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuído por