Domingo, 13 de Junho de 2021
Memória

Guardiões da memória: os arquivos mantidos nos acervos do Estado do Amazonas

Qualquer que seja o formato, época, função ou tipo de mídia, os documentos históricos e administrativos cumprem um importante papel social



WhatsApp_Image_2021-06-09_at_16.41.03_9331B286-ED5C-40C8-80E0-6BE26AE5E290.jpeg Foto: Divulgação
09/06/2021 às 16:44

Uma foto histórica, uma publicação no Diário Oficial ou um documento administrativo que tramita via sistema eletrônico. Qualquer que seja o formato, época, função ou tipo de mídia, os arquivos cumprem um importante papel social de registro da nossa história, cultura e identidade.

Seja para fins comprobatórios ou como forma de preservar um patrimônio documental, o tratamento e a salvaguarda de documentos públicos no Amazonas são a garantia de acesso ao conhecimento e à compressão do nosso passado. Tal importância é destaque hoje, 9 de junho, no Dia Internacional dos Arquivos.



Com a missão de publicar o Diário Oficial Eletrônico do Estado do Amazonas (DOE), a Imprensa Oficial do Estado do Amazonas (IOA) mantém sob a sua responsabilidade a gestão de relevantes acervos institucionais no Centro de Documentação e Memória (CDM), desde os Diários Oficiais antigos (1893-1955) às edições atuais, passando por periódicos variados e obras bibliográficas raras.

Profissionais especializados fazem o levantamento, diagnóstico, inventário e catalogação de diversos documentos e arquivos. “Os de maior destaque são os Diários Oficiais, caracterizados como documentos hemerográficos que representam a trajetória administrativa do Estado, mas também temos fotografias, livros e outros”, reforçou a coordenadora do CDM Hemmilys Maia.

Com 127 anos de existência, o DOE registrou valiosos momentos na história do Amazonas e do Brasil, como a fase áurea da borracha (1879-1912), a inauguração do Teatro Amazonas (1896), a inauguração do Porto de Manaus (1909) e a implantação da Zona Franca (1967).

Arquivo Público

Os significativos arquivos e documentos geridos pela IOA compõem um acervo ainda maior: o patrimônio documental e histórico do Estado do Amazonas, de responsabilidade do Arquivo Público do Estado do Amazonas, um órgão vinculado à Secretaria de Estado de Administração e Gestão (Sead).

Entre as atribuições do Arquivo Público estão a política de gestão documental do Estado, a aplicação dos instrumentos e procedimentos arquivísticos e as diretrizes e orientações técnicas para os órgãos. Tudo com o intuito de salvaguardar esse patrimônio que é fundamental para a formação da memória social da população.

Além dos Diários Oficiais antigos, o Arquivo Público do Estado do Amazonas faz a gerência de uma infinidade de acervos, desde a coleção de relatórios e leis do período entre a Província do Amazonas e a Proclamação da República (1850-1889) até documentos históricos e administrativos manuscritos datados do final do século XIX ao início do século XX. 

Inovação e futuro

Hoje, o Estado do Amazonas mantém sistemas eletrônicos inteligentes para gestão de arquivos e documentos. O próprio Diário Oficial Eletrônico (DOE) é um veículo 100% virtual e automatizado, bem como o Sistema Integrado de Gestão Eletrônica de Documentos (Siged) e o Protocolo Virtual da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz).

“Nós da Imprensa Oficial sabemos o valor de salvaguardar nossos acervos de arquivos e documentos. São eles importantes fontes de informação, provas da nossa história e da nossa memória”, ressaltou o diretor-presidente da IOA, João Ribeiro Jr.

Como acessar

O público pode fazer consulta e pesquisa dos acervos do Centro de Documentação e Memória (CDM) da Imprensa Oficial de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com exceção de feriados e pontos facultativos. Devido à pandemia do novo coronavírus, as solicitações devem ser feitas pelo e-mail cdm@imprensaoficial.am.gov.br ou pelo telefone (92) 2101-7517.

No Arquivo Público do Estado do Amazonas a população pode acessar os acervos via serviços de reprodução eletrostática e fotográfica de segunda à sexta-feira, das 8h às 14h. Entretanto, existe restrição para arquivos e documentos em fase de organização, bem como devido à pandemia da Covid-19. Para mais informações, ligue (92) 3232-3878.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.