Publicidade
Manaus
Manaus

Hemoam convoca doadores e lança Hemocentro Sustentável

Para doar sangue é necessário apresentar documento com foto, válido em todo território nacional; ter peso acima de 50 Kg; ter idade entre 18 e 67 anos; podem ser aceitos candidatos à doação de sangue com idade de 16 e 17 anos, com o consentimento formal do responsável legal 24/07/2013 às 13:51
Show 1
No ato da doação, são coletados 400mls de sangue e duas amostras para testes médicos
acritica.com Manaus

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (HEMOAM) convoca com urgência, doadores de sangue dos tipos O- / B+ / O+ / AB+ / A-, principalmente o sangue O+. Os doadores devem ir até a sede do Hemoam, na Avenida Constantino Nery, 4397 de 07 às 18h de segunda à sábado.

Outro local de coleta do hemoam fica na maternidade Ana Braga, na Alameda Cosme Ferreira, São José I (em frente ao Shopping São José), de 07h00 às 17h00.

Quem pode doar

Para doar sangue é necessário apresentar documento com foto, válido em todo território nacional; ter peso acima de 50 Kg; ter idade entre 18 e 67 anos; podem ser aceitos candidatos à doação de sangue com idade de 16 e 17 anos, com o consentimento formal do responsável legal.

Recomendações

Nunca vá doar sangue em jejum; faça um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior a doação; não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores; evitar fumar por pelo menos 2 horas antes da doação; evitar alimentos gordurosos nas 3 horas antecedentes a doação; Interromper as atividades por 12 horas as pessoas que exercem profissões como: pilotar avião ou helicóptero, conduzir ônibus ou caminhões de grande porte, subir em andaimes e praticar paraquedismo ou mergulho.

Hemocentro Sustentável

Nesta quinta-feira (25), o Hemoam vai lançar o programa Hemocentro Sustentável. Esta é uma nova proposta que será apresentada por representantes do Ministério da Saúde, sobre a metodologia a ser aplicada no Hemoam que possibilite menos danos ao meio ambiente.

Os técnicos  vão analisar as plantas, a estrutura física e elétrica do prédio, perfil de consumo da água e da luz do hemocentro, e só depois vão apresentar as propostas de intervenções que possam melhorar o consumo desses recursos.

Virão nove técnicos do Ministério da Saúde, Arquitetos da Unb, pesquisadores e professores de São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro. O evento vai contar com participação especial do Coordenador do Sangue do Ministério da Saúde, Dr. Guilherme Genovez.

O diretor-presidente do Hemoam, Dr. Nelson Fraiji, acredita que as mudanças que serão propostas vão possibilitar investimentos em outras áreas. “Com essa economia, os recursos poderão ser investidos em outros benefícios para o Hemoam”, disse o diretor. Mais informações no local.

Publicidade
Publicidade