Publicidade
Manaus
SANGUE

Hemoam promove ações visando abastecer estoque de sangue para o Carnaval

Fluxo de doadores do hemocentro tem queda nesta época do ano. Estoque dos tipos AB+ e AB -, B-, A+ e O+ precisa ser normalizado 14/02/2019 às 03:00 - Atualizado em 14/02/2019 às 08:42
Show sangue 94eca50d 9cd1 4458 b762 9cb1a5768a1d
Foto: Divulgação
Karol Rocha Manaus (AM)

Com a chegada das festividades do Carnaval, as doações de sangue na Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) diminuem e, para manter os estoques de sangue em dia, a fundação desenvolve programação em parceria com instituições da cidade, além do tradicional Bloco do Vampirão 2019, que acontece 2 de março. Os tipos de sangue que precisam ser normalizados atualmente são AB+ e AB -, B-, A+ além do O+.

“Nesse período, nós temos uma queda no fluxo de doadores aqui no hemocentro. As pessoas ficam muito envolvidas com as festividades e isso, acaba diminuindo a vinda de doadores. Uma forma de estimula essa captação de doadores, o hemocentro agendou várias campanhas internas que são feitas através da mobilização de instituições de ensino ou de igrejas”, afirmou a Gerente de Captação de Doadores do Hemoam, Wanderleia Ribeiro.

Além das campanhas, o Hemoam realiza diariamente a convocação de doadores pelo Sistema de Informação da Fundação, o Hemosis. “Nós fazemos a convocação de doadores aptos principalmente dos grupos O+ e O-. Como a maioria da população é O+, sempre estamos precisando desse tipo sanguíneo. Temos duas pessoas que fazem essa chamada desses doadores que é feita mediante a uma lista do Hemosis. O sistema nos fornece uma lista de pessoas por grupo sanguíneo, a quantidade e sexo que estão aptas a fazer a próxima doação. A equipe treinada conversa com o doador e fazem o convite”, explicou.

De acordo com ela, foi dessa maneira que o estoque de O- foi normalizado. Outra ação realizada é no estimulo das pessoas que já doaram, possam doar de novamente. “Temos um trabalho contínuo de agendamento de doadores, aqueles que vêm ao hemocentro, eles são abordados e convidados a próxima doação. É uma forma de estimular o retorno desse doador, quando ele adere a esse programa de agendamento, a pessoa tem prioridade quando ele chega para fazer a doação”, afirmou.

Segundo Wanderleia Ribeiro, atualmente o Hemoam conta com 652 bolsas em estoque. O número pode parecer alto mas é necessário chegar a pelo menos 800 bolsas de sangue.  “O estoque é muito instável. Hoje temos essa quantidade, mas dependendo da demanda que há a todo o momento nos prontos socorros, esse sangue tende a diminuir”, ressaltou ela, acrescentando que o estoque de sangue é monitorado todos os dias.

Onde é possível fazer a doação

A coleta de sangue é feita na sede do Hemoam, na avenida Constantino Nery, 4397, Chapada, Zona Centro- Sul, das 7h às 18h, de segunda à sábado. Outra opção é na Maternidade Ana Braga,  na alameda Cosme Ferreira, São José 1, Zona Leste.

Carnaval e trote solidário

O tradicional Bloco do Vampirão abrirá os desfiles das escolas de samba do Grupo Especial do Carnaval de Manaus 2019, no dia 2 de março, junto com outras fundações hospitalares estaduais, no Sambódromo. O desfile do bloco será as 18h.

Os interessados em participar do bloco podem adquirir o abadá, no valor de R$ 15, que estão sendo vendidos na sede da Associação dos Servidores do Hemoam (Asfham), localizada no bloco D da instituição, na avenida Constantino Nery.

No dia 12 de março, o Vampirão, a unidade móvel de coleta de sangue, estará  estacionado na unidade 1 da UniNorte, na avenida Joaquim Nabuco, recebendo doações, das 9h às 20h, no âmbito do programa “Trote Solidário”, que marca o ingresso dos calouros nos cursos de graduação da instituição.

Publicidade
Publicidade