Publicidade
Manaus
Manaus

Henrique e Átila ensaiam candidaturas para diretoria da Câmara dos Deputados do AM

A eleição da nova mesa diretora da Câmara, para o biênio 2013-2014, está marcada para o dia 4 de fevereiro, às 10h. Os deputados estão fazendo campanha por meio de telefonemas e mensagens via celular 23/01/2013 às 12:06
Show 1
Os deputados Henrique Oliveira (à esquerda) e Átila Lins tentam encontrar espaço na mesa diretora da Câmara
ANTÔNIO PAULO ---

Pelo menos dois deputados federais do Estado do Amazonas têm a intenção de disputar uma vaga na mesa diretora da Câmara dos Deputados: Átila Lins (PSD-AM) está se articulando com os colegas de partido e da Casa Legislativa para ser o segundo vice-presidente, que também exerce o cargo de corregedor. E o deputado Henrique Oliveira (PR-AM) vai colocar o nome à disposição do partido para concorrer à 4ª Secretaria. A eleição da nova mesa diretora da Câmara, para o biênio 2013-2014, está marcada para o dia 4 de fevereiro, às 10h.

Embora nenhuma candidatura tenha sido formalizada, até o momento, três deputados se articulam para disputar a presidência da Câmara, o terceiro cargo mais importante do Estado brasileiro, já que o presidente da Câmara é quem assume a Presidência da República na ausência do titular e do vice-presidente. Estão fazendo campanha aberta em visita aos Estados, por meio de telefonemas e mensagens via celular, os deputados Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), Júlio Delgado (PSB-MG) e Rose de Freitas (PMDB-ES). O deputado Ronaldo Fonseca (PR-DF) havia anunciado sua intenção de disputar o cargo, mas desistiu da candidatura e decidiu apoiar Henrique Alves.

Os três pré-candidatos e qualquer outro deputado que quiser participar da eleição têm até o dia 1º de fevereiro, às 19h, para registrar formalmente a candidatura aos cargos da mesa diretora da Câmara.

O deputado Átila Lins não quis falar sobre a candidatura dele a corregedor da Câmara. Assessores do gabinete informaram que ele não podia atender A CRÍTICA porque estava em meio a “pequenas reuniões” e visitas a gabinetes de parlamentares. Os colegas de partido não vêem viabilidade política na intenção de Átila já que o PSD definiu apoio ao peemedebista Henrique Eduardo Alves e ao Fábio Farias (PSD-RN) para ocupar a 1ª Secretaria da Mesa.

“Apesar de eu estar trabalhando para eleger o Júlio Delgado, a bancada do PSD, com 52 deputados federais, reuniu e, por maioria, decidiu apoiar o Henrique Alves. Como sou um homem de partido, vou me curvar a essa decisão”, declarou ontem o deputado Carlos Souza (PSD-AM). Silas Câmara, também do Partido Social Democrata do Amazonas reiterou a decisão e confirmou o apoio ao candidato do PMDB e a Fábio Farias (PSD-RN).

O deputado Henrique Oliveira afirma que o Partido da República (PR) não definiu apoio a nenhum dos candidatos a presidente da Câmara. O nome do partido que deve disputar a 4ª Secretaria, no lugar do eterno candidato Inocêncio Oliveira (PR-PE), é Maurício Quintella, de Alagoas. “Mas eu também vou colocar o meu nome à disposição do partido para concorrer a essa vaga”, disse Henrique. Com relação à presidência, o amazonense vai votar em Júlio Delgado, do PSB de Minas Gerais. Francisco Praciano (PT-AM) ainda não definiu o voto, mas diz que não tem simpatia por nenhuma candidatura.

Publicidade
Publicidade