Quinta-feira, 02 de Abril de 2020
ELEIÇÕES 2020

Hissa Abrahão anuncia pré-candidatura à prefeitura de Manaus

O comunicado informa que em março haverá o lançamento oficial da pré- candidatura, com as presenças do presidente nacional da legenda, Carlos Lupi, e do presidenciável Ciro Gomes



images_7732D66E-4B02-4B9B-A3CD-5451DBB68B17.jpg Foto: Arquivo/A Crítica
28/01/2020 às 21:27

O ex-deputado federal, presidente estadual do Partido Democrático Trabalhista (PDT) no Amazonas, Hissa Abrahão, anunciou na manhã desta terça-feira (28), a sua pré-candidatura à Prefeitura Municipal de Manaus (PMM). O comunicado informa que em março haverá o lançamento oficial da pré- candidatura, com as presenças do presidente nacional da legenda, Carlos Lupi, e do presidenciável Ciro Gomes.

No dia 16 de janeiro, o presidente municipal do PDT, vereador Diego Afonso, reuniu diversos militantes na sede do partido, para lançar dois nomes como possíveis pré-candidatos também ao executivo municipal, o vice-presidente estadual da sigla, Rafael Barros, e o líder do grupo “Cirão da Massa”, Ronaldo Fernandes.



 Na reunião, o vereador anunciou a presença de Cristina Mendes, filha do ex-governador Amazonino Mendes, que saiu recentemente do partido. O ex-governador foi forçado a sair do partido por, segundo o próprio presidente estadual, “ideais bolsonaristas”.

Quando o presidenciável Ciro Gomes visitou Manaus, ainda no ano passado, manifestou apoio à candidatura do pdtista amazonense e deixou claro que o desejo do diretório nacional do PDT era de ter Hissa Abrahão como pré-candidato na eleição municipal.

Em entrevista ao canal do ex-deputado federal em uma rede social, Ciro Gomes cobra de Hissa decisão sobre a disputa municipal: “Vai ser candidato a prefeito ou não? Nós queremos, a direção nacional acha que você está pronto”.

Ciro aconselhou Hissa a tomar a decisão final no tempo dele: “Acho que você esta pronto, não é porque é fácil, porque é necessário”.

Divisão interna

À A CRÍTICA, o pdtista disse que está no Rio de Janeiro para tratar direitamente com a direção nacional do PDT a viabilidade de sua candidatura. Segundo Hissa, a direção nacional do partido percebeu a densidade eleitoral dele durante a candidatura para o Senado Federal.

“A executiva nacional me chamou no Rio de Janeiro, inclusive estou aqui, para falar da missão que o partido tem comigo e há necessidade de construção de uma candidatura, eles perceberam que dentro do PDT(do Amazonas) meu nome tem densidade, até porque eu obtive aproximadamente 300 mil votos na última eleição para o Senado”, disse o já pré-candidato.

A CRÍTICA também entrou em contato com o presidente municipal do PDT, vereador Diego Afonso, que informou que o processo de escolha de candidatos a cargos majoritários e proporcionais é da responsabilidade do diretório municipal. O vereador disse que o presidente nacional da legenda, ex-ministro do Trabalho do Governo Dilma, Carlos Luppi garantiu a palavra final do diretório municipal neste assunto.

“A nacional na última vez que esteve aqui, quando estive com o presidente Luppi, garantiu que a condução do processo será do diretório municipal. Agora que fique bem claro, a condução do processo eleitoral municipal fica a cargo do diretório municipal”, retrucou o presidente municipal do partido sobre a pré-candidatura de Hissa.  

Sobre a informação, o já pré-candidato do PDT, Abrahão respondeu que o presidente municipal do partido está desinformado sobre o processo de escolha de candidatos e aproveitou para criticar o desempenho de Diego Afonso na Câmara Municipal de Manaus (CMM).

“O vereador tem que se preocupar em trabalhar. Ele faz um mandato de baixíssima qualidade, um mandato que aceita calado todas as atitudes do executivo, um mandato que não representa aquilo que o nosso estatuto determina. A resolução do diretório nacional do PDT diz que toda e qualquer cidade acima de 200 mil eleitores, a decisão da conjuntura política municipal é da executiva nacional do partido, nem isso ele sabe, para se ter ideia da ignorância política dele”, desaprovou Hissa.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.