Quarta-feira, 04 de Agosto de 2021
PROTESTO

Homenagem a Bolsonaro gera revolta e devolução de títulos entregues pela Aleam

O ato de devolução de homenagens ocorreu após parlamentares aprovarem a concessão do título de cidadão amazonense ao presidente Jair Bolsonaro



112121_5EA03B77-4006-4856-AA33-E2DE1B369FE0.jpg Foto: Junio Matos
22/04/2021 às 11:49

Integrantes da sociedade civil homenageados como cidadãos amazonenses fizeram questão de devolver suas honrarias recebidas pela Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), na manhã desta quinta-feira (22). O ato de devolução de homenagens ocorreu após parlamentares aprovarem a concessão do título de cidadão amazonense ao presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido). 

A integrante do Movimento de Mulheres Negras da Floresta Dandara, Francy Júnior, é uma das personalidades amazonenses que devolveu a honraria para parlamentares. “Esses títulos foram nos dado, conforme a lei, por reconhecimento e a gente está devolvendo por que nós não queremos que o nosso nome esteja na mesma estante que o nome desse cidadão que, hoje, ocupa o cargo mais importante do nosso país, a presidência da república”. 



“Aqui nós estamos entregando os nossos títulos para os deputados, qualquer um deles que estiver aqui e receber, para nós já é um feito. O importante é que nos estamos devolvendo e não queremos fazer parte dessa grande piada que é entregar o titulo de cidadão amazonense a um cara que nem sequer se esforçou para diminuir essa crise que nós estamos vivendo”. 

O infectologista, Menabarreto França, também devolveu a homenagem que recebeu em 2003. Ele havia recebido uma medalha de honra ao mérito pelas contribuições realizada para o Amazonas.  “Eu, indignado, não concordo com essa comenda para o Bolsonaro, então, eu estou devolvendo por que não quero fazer parte dessa bandalheira”, destacou. 

“Nós estamos com mais de 12 mil pessoas mortas pela Covid-19 e aí vem se fazer festa?.  Tem a questão do Kit Covid que foi imposto pelos órgãos de saúde os quais covardemente aceitaram distribuir para o tratamento precoce que nós condenamos. Eu sou infectologista e posso dizer com categoria que isso é uma imoralidade. Eu não aceito esse homem ser o cidadão do meu Estado”. 

A integrante do Movimento de Mulheres Solidárias do Amazonas, Luzanira Varela, foi homenageada, em 2011, em reconhecimento aos incontestáveis feitos em defesa da liberdade e democracia no Brasil. Ela destaca que não concorda com a honraria concedida à Jair Bolsonaro. 


Foto: Junio Matos

“É o que nós não estamos tendo, a democracia. Nós estamos com um governo genocida que não comprou a vacina quando era para comprar e poderia ter evitado muitas mortes. Por isso nos estamos devolvendo essa honraria e essa Assembleia Legislativa não nos representa”. O ato de devolução de homenagens concedidas pela Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) reuniu personalidades amazonenses como médicos, professores, além de ativistas que atuam em prol da comunidade amazonense. 

“Amanhã nós estaremos, de novo, na Assembleia Legislativa para marcar posição, mas também para fazer um chamado aos deputados. Após questionamentos, cinco deputados decidiram mudar o voto e é o que nós esperamos, que a mesa diretora reveja a entrega desse título. Esse não é um momento de se entregar homenagens à políticos. E se for para entregar homenagens que entreguem a profissionais de saúde, esses sim, merecem honraria”, ressaltou o coordenador da Frente Brasil Popular Amazonas, Yann Evanovick. 

Para amanhã, está marcada para às 8h30, o ato de repúdio a vinda de Jair Bolsonaro à Manaus. O local de concentração é a Sede da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas-ALEAM, localizado na avenida Mário Ypiranga Monteiro, bairro Flores, zona Centro-Sul de Manaus.bo 

*Colaborou Giovanna Marinho.

News karol 2d8bdd38 ce99 4bb8 9b75 aaf1a868182f
Repórter de Cidades
Jornalista formada pela Uninorte. Apaixonada pela linguagem radiofônica, na qual teve suas primeiras experiências, foi no impresso que encarou o desafio da prática jornalística e o amor pela escrita.

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.