Sábado, 07 de Dezembro de 2019
ATO DE AMOR

Hora do Mamaço reúne mães de todas as idades no Largo de São Sebastião

Evento faz parte da programação da campanha  Agosto Dourado, que traz informação e conscientização sobre o aleitamento materno



mama_o.JPG A Hora do Mamaço é realizada em Manaus desde 2012 e neste ano está sendo organizada pelo grupo Mães Barés. Foto: Gilson Mello
05/08/2017 às 18:24

Mães de várias idades se reuniram na tarde deste sábado (5) no Largo São Sebastião, no Centro, para participar da Hora do Mamaço. O  evento faz parte da programação da campanha  Agosto Dourado, que traz informação e conscientização sobre o aleitamento materno.

A Hora do Mamaço é realizada em Manaus desde 2012 e neste ano está sendo organizada pelo grupo Mães Barés. “A campanha é, sobretudo, de incentivo ao aleitamento materno. A fase do aleitamento é sempre muito difícil, mas é  uma fase muito importante para os bebês”, afirmou a organizadora do evento, Alessandrine Silva, 25.



De acordo com ela, Manaus é  a cidade brasileira que tem o maior índice de aleitamento de crianças até 1 ano idade. “Enquanto a média nacional é  de 41%, aqui em Manaus 53% das crianças são alimentadas exclusivamente pelo leite  materno”, disse.

A amamentação exclusiva até aos seis meses de idade também reduz  o índice de mortalidade infantil em até 13%, segundo o Núcleo de Saúde da Criança da Secretaria Municipal de Saúde  (Semsa).

O secretário da Semsa, Marcelo Magaldi, destacou que os bebês amamentados são mais saudáveis  e também se desenvolvem melhor. “Os estudos científicos comprovam isso. A criança que foi amamentada vai ter um QI maior, vai se desenvolver economicamente melhor e vai ter um nível de renda maior. Então é  imprescindível estimularmos a amamentação materna”, afirmou o secretário ao ressaltar também a participação dos pais nesse processo.

A dona de casa Lilian Botelho, 36, é  mãe de primeira viagem. A filha dela, Maria Clara, de apenas cinco meses, se alimenta apenas do leite materno. “Eu faço questão disso porque é  bom pra saúde dela. A Maria Clara é uma criança Alegre, saudável, gordinha. Ou seja, a amamentação tem todos os nutrientes que ela precisa. Por isso estou aproveitando ao máximo”, falou ela. “Amamentar não  é  só alimentar. É  um gesto de carinho e amor também”, afirmou.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.