Terça-feira, 17 de Setembro de 2019
MUDANÇA

Hospitais e delegacias têm funcionamento alterado durante feriado

Confira como fica o funcionamento nos serviços de saúde, educação, segurança e cultura na capital para o feriado prolongado



POL_CIA_CCCE2CFE-40E5-419E-9802-B788E77D278C.JPG Foto: Divulgação/Secom
02/09/2019 às 19:27

Com os feriados de Elevação do Amazonas à Categoria de Província, nesta quinta-feira (5), Independência do Brasil, no sábado (7) e ponto facultativo decretado pelo Governo do Estado, na sexta-feira (6), alguns dos serviços e atendimentos terão horário diferenciado. 

Saúde

Nas unidades que atendem serviços ambulatoriais agendados como o Centro de Atenção à Melhor Idade (CAIMI), Centro de Atenção Integral à Criança (CAIC), policlínicas e hospitais das fundações, não haverá atendimento externo no feriado prolongado. O funcionamento destes serviços será retomado na segunda-feira (09/09), a partir das 7h.

As 26 unidades de urgência e emergência da rede estadual de saúde em Manaus funcionarão normalmente, em plantão de 24 horas, entre os dias de 5 e 8 de setembro. Estarão funcionando os sete prontos-socorros, incluindo os infantis, as sete maternidades, os SPAs, as duas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), além do serviço de emergência do Centro Psiquiátrico Eduardo Ribeiro.

Os SPAs e UPAs possuem infraestrutura para o atendimento de urgências e emergências de baixa complexidade, como mal estar súbito, cefaleia (dor de cabeça), dores, vômitos, entre outros. Os casos mais graves devem ser encaminhados para os prontos-socorros, enquanto as maternidades ofertarão o atendimento às mulheres gestantes.

Educação

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-AM) informa que a partir do dia 5 de setembro não haverá expediente nas escolas da rede pública. A suspensão ocorre por conta das festividades da Semana da Pátria, que teve início na segunda-feira (2) e continuará até o dia 7 de setembro (sábado), quando comemora-se o Dia da Independência. As aulas retornam na próxima segunda-feira (9).

Segurança

Na Polícia Civil, os Distritos Integrados de Polícia (DIPs), que funcionam como Centrais de Flagrantes e que funcionam em regime de 24 horas, contarão com reforços de mais investigadores e escrivães entre os dias 5 e 8 de setembro, segundo o governo.

As delegacias especializadas que estarão de plantão durante os quatro dias são: a Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher (DECCM), onde funciona o plantão de vulneráveis, situada no bairro Parque 10, na zona Centro-Sul da capital; a Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (DEAAI), situada no bairro Alvorada, na zona Centro-Oeste da cidade; a Delegacia de Proteção à Criança e Adolescente (Depca), localizada no conjunto Morada do Sol, bairro Aleixo, zona Centro-Sul da capital; e a Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), situada no bairro Jorge Teixeira, na zona Leste da capital.

As unidaes que funcionam de plantão são o 9º DIP, localizado na primeira etapa do bairro São José, na zona Leste da capital; o 10º DIP, situado na segunda etapa do bairro Alvorada, na zona Centro-Oeste da cidade; a Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (Derfv), no bairro Planalto, zona Centro-Oeste da capital; e a Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (Derfd), no bairro Alvorada, também na zona Centro-Oeste.

O corpo de Bombeiros segue normalmente com o reforço na prevenção aquática na praia da Ponta Negra, na zona Oeste da capital. 

Cultura

A Secretaria de Estado de Cultura (SEC) informa que os espaços culturais administrados pela pasta terão horários de funcionamento diferenciados de 5 a 8 de setembro. Confira:

Teatro Amazonas: Na quinta-feira (05/09), o Teatro Amazonas abre para visitação das 9h às 14h, e para o show “Margem”, da cantora Adriana Calcanhoto, às 20h. Na sexta-feira (06/09), a visitação segue no mesmo horário, e às 20h acontecerá o espetáculo de dança “Mithus”, com entrada gratuita. No sábado, a visitação será das 9h às 17h, e o “Concerto da Independência”, com a Amazonas Filarmônica, às 20h, com entrada gratuita. No domingo (08/09), o teatro estará fechado para visitação, mas abrirá para o “Concerto Didático”, às 11h; e para o espetáculo “Violão em coro”, às 19h. A entrada é gratuita.

Centros Culturais: Na quinta-feira (05/09), o Centro Cultural Palácio da Justiça abrirá para visitação das 9h às 14h. O Centro Cultural Palácio Rio Negro não funcionará. Na sexta-feira (06/09), o Centro Cultural Palácio Rio Negro abrirá para visitação das 9h às 14h e o Centro Cultural Palácio da Justiça não funcionará. No sábado (07/09), os dois centros funcionarão para visitação das 9h às 14h. No domingo (08/09), o Palácio da Justiça abrirá somente para o evento “Recital Canções”, das 11h às 12h, com entrada gratuita.  O Centro Cultural Palácio Rio Negro não funcionará.

Os centros culturais Usina Chaminé e Povos da Amazônia não abrirão no período do feriado.

Museus: Os museus administrados pela SEC não abrirão na quinta-feira (05/09). Nos demais dias, funcionarão em horário normal: Palacete Provincial abrirá das 9h às 17h na sexta-feira, e das 9h às 14h no sábado e no domingo; Museu Casa Eduardo Ribeiro das 9h às 14h, na sexta e no sábado; e Museu do Seringal das 9h às 15h30. O Museu do Homem do Norte, que fica localizado no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, não funcionará no período do feriado.  

Galerias: A Galeria do Largo e a Casa das Artes, ambos no entorno do Largo de São Sebastião, só terão alteração de horário nos dias 05/09 e 07/09, quando funcionarão das 15h às 19h. Nos demais dias abrirão normalmente, das 14h às 20h.

Bibliotecas: As Bibliotecas da SEC não abrirão no período do feriado prolongado (05 a 08).

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.