Sexta-feira, 22 de Novembro de 2019
SAÚDE

HPS 28 de Agosto realiza cerca de 600 atendimentos por dia, diz Susam

Conforme o órgão, hospital realizou mais de 70 mil atendimentos de janeiro a abril. Maioria dos pacientes vem do interior do Estado



servi_os_C5F2CA87-CD79-479D-8D50-31CB891ADF37.JPG Foto: Divulgação
30/05/2019 às 12:33

Em quatro meses, o Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto realizou mais de 70 mil atendimentos, conforme balanço da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam). Levantamento apontou que 17 mil pacientes foram atendidos por mês, uma média de 600 por dia.

De acordo com a Susam, são feitas em torno de 20 cirurgias diariamente. Ao todo, de janeiro a abril, o hospital registrou 70.562 atendimentos. A maioria dos pacientes, conforme a o órgão, vêm de municípios do entorno da capital.



Procedimentos

No mesmo período, o hospital fez a internação de 6 mil pacientes. Em média, entre o atendimento e a alta, o paciente permanece no leito do hospital por cerca de 12 dias.

 “Estamos trabalhando no controle do tempo de internação e acelerando o processo de desospitalização, de forma segura. Liberando leitos para que outros também possam ser atendidos de forma adequada. Antes, não se tinha esse controle, então os pacientes ficavam no leito muito mais tempo que o necessário. Era comum pacientes nos corredores enquanto os leitos nos andares de cima estavam vagos, porque não se tinha um controle eficaz, algo que hoje conseguimos corrigir”, afirmou o diretor, Eduardo Mesquita.

Mais de 443 mil exames laboratoriais, 1.952 exames como endoscopia, ultrassonografia com doppler e ecocardiograma foram realizados de janeiro a abril. No balanço, a unidade ainda mostrou que 32.393 radiografias, além de 7.683 tomografias computadorizadas foram realizadas no período.

De acordo com Mesquita, o hospital também atende demanda de exames de outras unidades da rede.

Satisfação

O reflexo do novo atendimento veio na pesquisa de satisfação feita pelo Núcleo de Segurança do Paciente e a Gerência de Qualidade Hospitalar, em abril deste ano. Itens como a recepção, enfermagem, alimentação, limpeza, rouparia, maqueiros e o atendimento médico, foram avaliados pelos usuários.

Para 82% dos usuários a recepção dos pacientes foi boa ou ótima. Já no quesito enfermagem 78% dos entrevistados disseram avaliar como bom ou ótimo o serviço. Enquanto o atendimento médico foi considerado ótimo ou bom para sete, de cada dez pacientes.

Nos itens limpeza, maqueiros e rouparia, o destaque ficou para os funcionários que fazem o transporte dos pacientes em cadeiras de roda e macas, que recebem avaliação ótima ou boa para 73% dos entrevistados no mês de abril. Desta forma, a atual gestão consegue identificar alguns pontos com necessidade de aprimoramento e trabalhar corrigindo falhas encontradas nos processos.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.