Segunda-feira, 27 de Janeiro de 2020
Manaus

Idade mínima para a realização de cirurgia bariátrica passa de 18 para 16 anos

A mudança ocorreu a partir de portaria publicada nesta terça-feira no Diário Oficial da União (DOU), a qual criou a Linha de Cuidados Prioritários do Sobrepeso e da Obesidade do Sistema Único de Saúde (SUS)



1.jpg Em Manaus, 18% da população adulta é obesa
19/03/2013 às 16:32

A idade mínima para um cidadão passar pela cirurgia bariátrica, conhecida popularmente como redução de estômago, quando o sobrepeso acarreta risco à saúde, passou de 18 para 16 anos no País.

A mudança ocorreu a partir de portaria publicada nesta terça-feira no Diário Oficial da União (DOU), a qual criou a Linha de Cuidados Prioritários do Sobrepeso e da Obesidade do Sistema Único de Saúde (SUS).



Além disso, a idade máxima para um adulto passar pelo procedimento cirúrgico, que antes era de 65 anos, também mudou. Agora não há idade limite. Contudo, o critério será clínico: ou seja, se os exames preliminares apontarem que o paciente está apto ao procedimento.

Conforme o Ministério da Saúde, o aumento do índice de obesidade no País foi determinante para as mudanças, principalmente no que diz respeito aos adolescentes.



Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.