Publicidade
Manaus
CAMPANHA

Idoso doente e internado em Santarém procura filhos que moram em Manaus

Antônio Ferreira da Cruz, 86, está debilitado e, por meio da internet, vizinhança procura filhos que possam ajudá-lo a encontrar familiares que moram em Manaus 01/11/2017 às 07:09
Show zcid050101 p01
Aposentado está internado em um hospital de Santarém, no Pará, mas os filhos dele moram no Amazonas, segundo ele. Foto: Divulgação
Silane Souza Manaus (AM)

Com a saúde bem debilitada, o aposentado Antônio Ferreira da Cruz, 86, foi internado, na última segunda-feira, no Hospital Municipal de Santarém, no Pará. Há quatro dias, vizinhos do idoso tentam, por meio da internet, localizar os familiares de Antônio que moram em Manaus. De acordo com eles, que mobilizaram milhares de pessoas nas redes sociais, o aposentado mora sozinho e não tem nenhum parente a quem possa recorrer naquela cidade, sendo que está precisando muito de ajuda. 

A mobilização para encontrar os filhos do idoso - identificados como Francisco da Rocha Cruz, Otaide da Rocha Cruz, José da Rocha Cruz, Edimilson da Rocha Cruz, Raimundo da Rocha Cruz, Maria da Rocha Cruz - e a sobrinha Bendita da Rocha Cruz, começou no último dia 28, com uma postagem sobre a atual situação dele feita pela autônoma Ducarmo Silva, 47, no grupo Comunidade Paraense, no Facebook. 

Até as 12h de ontem, o post tinha 2,7 mil curtidas, 119 comentários e mais de 11,4 mil compartilhamentos. Mas, para Ducarmo, o mais importante é encontrar a família de Antônio. “É muito triste a situação. Ele está com um tumor nas costas e com câncer de próstata. Não consegue mais falar e nem andar. Precisa de um parente ao seu lado neste momento difícil de sua vida”, afirmou. 

A autônoma disse que o aposentando ficava mais tempo na casa dele, em um sítio próximo à cidade. Mas há cerca de três meses passou a morar em uma residência localizada na rua da União, nº 63, bairro Ipanema, em Santarém. Na ocasião, ele já estava com a saúde frágil e, quando era indagado sobre a família, ele chorava muito e dizia que os filhos moravam em Manaus, porém não tinha nenhum contato deles. 

Sensibilizada com a história de Antônio, especialmente depois que o problema de saúde dele piorou, Ducarmo, com a ajuda de uma vizinha do aposentado, descobriu os nomes dos filhos dele e compartilhou nas redes sociais, junto com as fotos que ela fez do idoso. A intenção era que as informações chegassem ao conhecimento de algum familiar de Antônio, mas até o momento não teve sucesso. 

Segundo ela, uma mulher, que disse ser esposa de um dos filhos de Antônio, ligou, mas não deu um retorno positivo. “Ela disse que eles moram no interior, não têm muito contato com internet e telefone, mas mandaria avisar. Só que ela disse que o seu Antônio, como pai, não ligava muito para os filhos e não quis saber da esposa. Mas para mim isso não justifica que os filhos façam o mesmo com o pai agora”, opinou Ducarmo.

Contato para informações

Quem tiver qualquer informação que possa ajudar o aposentado Antônio Ferreira da Cruz a localizar os filhos ou outros familiares pode entrar em contato por meio do telefone (93) 99126-1429 e falar com a autônoma Ducarmo Silva, que está acompanhando o caso. “Ele precisa de um filho que venha cuidar dele ou que o leve para Manaus para fazer tratamento de saúde. Ele foi internado e uma vizinha está cuidando dele porque ele não tem parentes aqui”, explicou.

Publicidade
Publicidade