Publicidade
Manaus
OPORTUNIDADE

IEL e CIEE devem abrir mais de mil vagas de estágio para Manaus neste 1º semestre

Para estarem aptos a serem estagiários, é preciso que os estudantes estejam matriculados e com frequência regular em instituições de educação (médio, técnico ou superior) 07/02/2017 às 17:06
Show est gio04444
Candidatos podem se inscrever pela internet ou ir pessoalmente ao CIEE, no São Geraldo, ou no IEL, que fica na Joaquim Nabuco. Foto: Euzivaldo Queiroz - 16/09/2010 Candidatos
Vanessa Marques Manaus

O estágio é uma etapa importante para o desenvolvimento da carreira de todo profissional. Mais do que ganhar experiência, ele possibilita para os estudantes conhecimento e uma relação prática da teoria vista em sala de aula. Só em janeiro deste ano, no Instituto Euvaldo Lodi (IEL), mais de 400 alunos já foram encaminhados para processos seletivos. Além dele, o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) também prevê a abertura de 1.100 vagas de estágio e aprendizagem só no primeiro semestre de 2017.

Para estarem aptos a serem estagiários, é preciso que os estudantes estejam matriculados e com frequência regular em instituições de educação (médio, técnico ou superior).

No IEL, no primeiro mês de 2017, mais de 400 alunos foram encaminhados para processos seletivos de 68 vagas de estágio. As áreas mais procuradas foram administração, contabilidade, pedagogia e vagas que exigiam apenas o ensino médio.

Todos os candidatos às vagas de estágio no IEL passam por um processo de seleção, onde são aplicados os testes básicos de Português e Informática. Vagas com remuneração maior passam por uma seleção mais rigorosa. “Então fica como dica aos futuros candidatos que estudem simulados destas matérias citadas e que antes de comparecerem à entrevista na empresa, procurem informações da mesma, como visão, valores e sua história, questões que a maioria dos recrutadores costumam indagar”, orientou Jander Cavalcanti, encarregado de estágio do IEL em Manaus.

No CIEE devem ser abertas aproximadamente 1.100 vagas de estágio e aprendizagem, por conta dos contratos que vencem e estudantes que se formam. De acordo com Cláudio José de Lima Ferreira, supervisor do CIEE Manaus, as empresas buscam mais que mão de obra. “As empresas procuram talentos aliados à boa produtividade. É a forma de oferecer na prática o que se aprende na faculdade”.

Cursos gratuitos
O supervisor orienta que os alunos façam cursos complementares para ter um diferencial na hora de disputar uma vaga de estágio. “No site do CIEE temos diversos cursos online e gratuitos, com duas ou cinco horas de duração, com foco em atendimento, gramática e outros voltados para cada área”, explicou o supervisor.

Para concorrer às vagas, é necessário que o jovem esteja cadastrado no CIEE, o que pode ser feito gratuitamente pelo site www.ciee.org.br, ou comparecer pessoalmente na rua João Alfredo, 453, bairro São Geraldo.

Para acompanhar e se candidatar às vagas do IEL, os alunos deverão se inscrever no site www.fieam.org.br/iel/estagio ou por meio da fan page (www.facebook.com/ielamazonas) onde são divulgadas diariamente as vagas de estágio além dos cursos profissionalizantes.

Este ano o IEL oferecerá ainda cursos de aprendizagem já aprovados pelo Ministério do Trabalho. No programa Jovem Aprendiz IEL, que inicia em ainda este mês, haverá cursos nas áreas de Auxiliar de Escritório, Operador de Caixa e Recepcionista. Os candidatos devem ter entre 14 e 22 anos e podem enviar currículos na sede do IEL, na av. Joaquim Nabuco, 1919, no Centro. O IEL vai lançar ainda a página Jovem Aprendiz IEL, um portal para os alunos se candidatarem.

Publicidade
Publicidade