Terça-feira, 18 de Junho de 2019
VIABILIDADE

Ifam assina convênio para estudo de implantação do Polo Digital de Manaus

A iniciativa vem de encontro às políticas de atuação do Ifam, uma vez que, sua missão é promover a sustentabilidade através do ensino tecnológico e o desenvolvimento de produtos locais



agora_conv_nios_694B6B2E-D333-4472-9177-37F1206EDF50.JPG Foto: Divulgação
06/06/2019 às 12:06

Nessa terça-feira (4), os vereadores da Cidade de Manaus, professor Gideão Amorim, Alonso Oliveira e Ewerton Wanderley, reuniram-se com o reitor do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), professor Antonio Venâncio Castelo Branco. A reunião teve como objetivo formalizar o convite ao Ifam para integrar a frente parlamentar que irá participar dos estudos técnicos que irão apontar a viabilidade da implantação do Polo Digital de Manaus. Estiveram presentes os pró-reitores de Ensino, Extensão e Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, professores Lívia Camurça Lima, Sandra Magni Darwich e José Pinheiro de Queiroz Neto, respectivamente.

Projeto de lei do vereador Ewerton Wanderley, a iniciativa vem de encontro às políticas de atuação do instituto, uma vez que, sua missão é promover a sustentabilidade através do ensino tecnológico e o desenvolvimento dos arranjos produtivos locais, já que a pesquisa em tecnologia é vivenciada diariamente em seus diversos campi instalados em todo o Estado do Amazonas.

Para promover os arranjos produtivos e alavancar diferentes setores da economia, as pesquisas no setor tecnológico precisam contar com uma estrutura que possibilite avanços. Manaus, por exemplo, tornou-se, ao longo das últimas décadas, uma grande geradora de verbas para a realização de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias. Os incentivos da Lei de Informática também são fundamentais para o constante estímulo a novas iniciativas de pesquisa na cidade. Dessa forma, a capital amazonense conta com uma série de empresas, institutos e startups de tecnologia, com um amplo conjunto de fatores favoráveis ao pleno desenvolvimento de um polo digital. A estruturação desse ecossistema tecnológico amparado pelo setor acadêmico oferecerá à sociedade uma visão clara sobre a oferta e demanda disponíveis.

Essa minuta já foi assinada com Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e agora com o Ifam. O polo digital já está instalado em vários municípios brasileiros tais como: Recife, Porto Alegre, Belo Horizonte, São José dos Campos, Florianópolis e Santa Rita do Sapucaí.

Certamente essa é uma nova alternativa de matriz econômica para o Estado do Amazonas, em alguns estados esses polos chegam a gerar algo em torno de R$ 1 bi de renda extra além de gerar em média cerca de 15 mil novas vagas de emprego, e o Ifam certamente está em sintonia com as novas tendências de matriz econômica mundial.

*Com informações de assessoria de imprensa 

Receba Novidades

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.