Segunda-feira, 09 de Dezembro de 2019
AÇÃO SOCIAL

Igreja abre as portas e PAC em Movimento entrega mais de 170 documentos

Emissão de carteira de identidade e certidões de nascimento, além de itens necessários para documentação básica fizeram parte do mutirão da Sejusc em parceria com o projeto Dinamite, no Santa Luzia



A__o_Parque_das_Gar_as_897CC770-D4A7-4F7C-A842-F5E5940EC2E9.jpeg Foto: Divulgação
11/11/2019 às 09:39

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), levou o projeto PAC em Movimento para três ações sociais, no último sábado (09), em diferentes bairros de Manaus.

Documentos como carteira de identidade, primeira e segunda via, e certidões de nascimento, além de itens necessários para documentação básica foram oferecidos no Instituto de Educação Professor Marchelli de Almeida Crispim, no Japiim, durante as atividades da ação Engenharia Comunitária; na Igreja Católica de Santa Luzia, em parceria com o projeto Dinamite – Uma Explosão de Solidariedade, que atua no bairro Santa Luzia; e no Parque das Garças, no Novo Aleixo.  



A titular da Sejusc, Caroline Braz, explica que a proposta é descentralizar os serviços e chegar cada vez mais próximo do cidadão. Ela destaca que, a partir de agora, a pasta também disponibiliza documentação em domicílio para pessoas com deficiência (PCDs).

“Levamos as nossas equipes até à casa das pessoas para emissão de documentos e, assim, facilitar a vida do cidadão. A nossa proposta é expandir o atendimento voltado a esse público, trabalhando com políticas públicas efetivas”, afirmou a secretária durante uma visita à residência de Mariano Oliveira, morador do bairro Santa Luzia que tem dificuldade de locomoção e precisa da segunda via da identidade. “Proporcionar esses serviços significa dar dignidade à população”.

Para a autônoma Paula Gomes, o atendimento em domicílio é muito importante para famílias como a dela, que não têm condições de sair de casa com frequência.

“É difícil sair de casa com o meu irmão. Além da dificuldade de locomoção, não temos como pagar o transporte e, com a equipe vindo até a nossa casa, trazendo o atendimento, agiliza parte do processo”, comentou Paula.

Projetos

Na sexta edição, o Engenharia Comunitária, que envolve mais de 100 profissionais e oferece para comunidade serviços de saúde e cidadania, teve o apoio do Estado pela primeira vez. A coordenadora Rita Nobre enfatizou que a parceria traz novas oportunidades para a população.

“Com a estrutura para emissão de documentos básicos, o cidadão pode conseguir benefícios que, às vezes, muitas pessoas perdem por não ter uma carteira de identidade”, explica a coordenadora.

Já o Dinamite – Uma Explosão de Solidariedade atende 70 famílias no bairro Santa Luzia e, em parceria com a Sejusc, entregou mais de 170 documentos na manhã de sábado.  

“A parceria com o Estado é importante para levar cidadania para dentro do bairro”, afirmou Roberto Dinamite.

O líder comunitário do Parque das Garças, no Novo Aleixo, Sebastião Nascimento, reforçou que o diálogo entre comunidade e Governo tem aproximado os serviços do Estado dos cidadãos.

“Hoje podemos apresentar para o Governo o que estamos precisando e ele está atendendo a nossa demanda, esse contato tem sido muito positivo”, avalia Sebastião.

Para solicitar a ação em um município ou comunidade, basta enviar o pedido para gab.sec@sejusc.am.gov.br.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.