Publicidade
Manaus
Alegria aos fiéis

Em peregrinação, imagem de Nossa Senhora de Fátima visita Manaus

Como parte das comemorações do centenário das aparições de Nossa Senhora, em Portugal, uma das imagens originais da santa iniciou, na última quinta-feira (5), uma peregrinação em Manaus 06/05/2016 às 06:00 - Atualizado em 06/05/2016 às 20:08
Show imagem
Reitor do Santuário de Fátima, Bergamasco contou que visita foi planejada com o arcebispo emérito, dom Luiz Soares / Foto: Euzivaldo Queiroz
Isabelle Valois Manaus (AM)

Pela primeira vez, a igreja católica de Manaus recebeu a visita da imagem  de Nossa Senhora de Fátima transportada do santuário da santa em Portugal. A peregrinação pelo Brasil foi especialmente destinada para marcar este momento de devoção dos fiéis no País.

Esta é uma das 13 imagens que saíram do santuário  em Portugal pelo mundo em peregrinação para celebrar o centenário das aparições de Fátima, que será comemorando no dia 13 de maio de 2017.

O reitor do Santuário de Nossa Senhora de Fátima em Manaus, localizado no bairro Praça 14 de Janeiro, Centro, padre João Aparecido Bergamasco, contou que há anos era realizado este pedido da visita da imagem peregrina para Manaus. A ideia teve início com o antigo reitor do santuário de Manaus, padre Jair Juliano, que junto ao  arcebispo emérito de Manaus, dom Luiz Soares Vieira, formalizaram o pedido ao santuário de Portugual por meio de um ofício-carta.

“Em 2013 recebemos a resposta e começamos todo o preparo da vinda da imagem peregrina, pois não é tão simples assim, precisamos de uma estrutura, da preparação de toda equipe e durante esses três anos estamos nos organizando para essa vinda”, disse padre João.

A imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, desembarcou às 15h  de quinta-feira (5), no aeroporto internacional de Manaus Eduardo Gomes. Veio do Rio de Janeiro (RJ), pois  desde o início do ano tem visitado os estados brasileiros. Entre  17h e 19h ficou a exposta  no salão do aeroporto, para depois  seguir em carreata para a igreja matriz de Nossa Senhora da Conceição (Catedral de Manaus) onde foi celebrado uma missa presidida pelo bispo auxiliar Mário Antônio.

Depois da missa, a imagem seguiu em carreata até o santuário de Fátima em Manaus, na Praça 14, Zona Sul. A imagem permanecerá lá até o dia da festa da santa na capital, em 13 maio.

O santuário estará aberto para visitações todos os dias, no horário das 6h às 21h. Durante as noites, ocorre até o dia 12 o trezenário, momento de preparação para a festa de Nossa Senhora de Fátima. No dia da festa, a imagem seguirá em carreata até a igreja de São Sebastião de onde saíra em procissão de volta ao santuário. O tema da festa deste ano é “Maria, Mãe da Misericórdia”.

Durante toda a semana, haverá reza do Rosário e a celebração de missas, com bênçãos para os jovens, crianças, casais, trabalhadores e idosos.

Aparições para três jovens pastores

Conforme o padre João Aparecido Bergamasco, a presença da imagem peregrina é um momento de total devoção do povo católico. “A presença de Maria sempre nos marca. No santuário somos rodeados de fatos e gestos concretos da devoção de Nossa Senhora, os testemunhos, as graças alcançadas”, disse.

A primeira aparição de Nossa Senhor de Fátima ocorreu no dia 13 de maio de 1917 sobre a copa de uma pequena árvore chamada azinheira, quando três pastores, Lúcia, Francisco e Jacinta,  estavam brincando num lugar chamado Cova da Iria. Durante oito vezes, em cada dia 13 do mês, Nossa Senhora aparecia aos três pastores e pedia que rezassem o terço. Entre as aparições, muitos fiéis foram ao encontro, alguns chegaram a presenciar algum fenômeno. Na última aparição, quase 70 mil pessoas, assistiram ao milagre do sol. O jornal “o século”  documentou as aparições.

Publicidade
Publicidade