Terça-feira, 16 de Julho de 2019
ESPERA

Peritos da Polícia Federal vão ajudar liberação de corpos de presos mortos

Diante da necessidade de laudos periciais, nenhum dos 39 corpos que ainda estão no Instituto será liberado nesta terça-feira (28). Familiares reclamam



WhatsApp_Image_2019-05-28_at_17.43.07_475A1FBD-EAE8-4490-9B4A-53980BA61B55.jpeg Foto: Antônio Lima
28/05/2019 às 18:33

Peritos da Polícia Federal foram acionados para ajudar na identificação e liberação dos corpos de presos mortos nas unidades prisionais do Amazonas nessa segunda-feira (27) que ainda estão no Instituto Médico Legal (IML). Foi o que informou a assessoria do órgão na tarde desta terça-feira (28).

Nenhum dos 39 corpos ainda no local será liberado hoje, pois precisam de todos os laudos periciais necessários para a medida.

Indignados, familiares revindicavam a todo momento a liberação dos corpos. A revolta aconteceu porque corpos de outras pessoas, que não morreram na confusão das unidades prisionais, estavam sendo liberados mais rápidos.

Socorro Salgado, irmã de Marciley Salgado Guimarães, reclamou da situação. Marciley foi um dos detentos executados no Instituto Prisional Antonio Trindade (Ipat) e cumpria pena em regime semiaberto.

"Estamos aqui desde ontem à noite sem comer e, hoje à tarde, que eles vêm passar informações. Mandaram a gente ir para a casa porque só vão liberar amanhã. A gente não entende porque outros corpos, de outros casos, tem saído mais rápido. E eles só vêm dar informações agora, dizendo que cada caso é um caso", reclamou Socorro.

No local outros familiares, além de reclamar da demora questionavam o direito de fazer o velório dos seus entes. "Tem toda essa situação e a gente ainda tem que ter custos com velório. Quem não tem condições o funeral já leva direto ao cemitério, porque não fazem o embalsamento. Isso está errado. Estado e município deviam arcar com isso", reclamou a esposa de uma das vitimas que preferiu não ser identificada.

Receba Novidades

* campo obrigatório
Repórter de A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.