Quarta-feira, 03 de Junho de 2020
INSPEÇÃO AMBIENTAL

Impactos ambientais no Monte Horebe são averiguados pela Sema e Ipaam

Equipes estiveram durante a manhã desta sexta-feira (6) para verificar locais afetados e fazer o resgate e levantamento dos animais na área. Reintegração no terreno continua pelo seu 4º dia



b7f901da-de36-4418-bc21-803baf2902ec_47E90963-6DE0-4AFE-BE94-68281B6B7B45.jpg Foto: Euzivaldo Queiroz
06/03/2020 às 13:43

Equipes da Secretaria de Estado de Meio-Ambiente (Sema), Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Batalhão Ambiental da Polícia Militar e realizaram, na manhã desta sexta-feira (6),visita à ocupação Monte Horebe para averiguar os impactos ambientais e fazer o resgate e levantamento dos animais na área.

A presidente da Comissão de Meio Ambiente, Proteção aos Animais e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputada Joana D'arc, explicou que a ação começou a ser planejada antes da reintegração de posse, que teve início na segunda-feira (2).



"Estamos aqui no terceiro dia e vamos entrevistar as famílias que têm animais domésticos para que, assim que consigam o aluguel ou moradia, possamos oferecer auxlio na castração, vacina e vermifugação".


Foto: Euzivaldo Queiroz

Uma campanha para abrigos provisórios está sendo realizada pela deputada nas redes sociais. "Estamos distribuindo ração para as pessoas que não tem condições de alimentar seu animal", complementou Joana.

"Nosso foco é avaliar a extensão dos impactos ambientais para que possamos voltar aqui com drones, fazer um  mapeamento da qualidade da água para montar um plano de recuperação da area", afirmou o titular da Sema, Eduardo Taveira.

Na avaliação do secretário, houve uma ocupação intensiva do solo, mas estão estão previstas medidas de revitalização para diminuir os danos em Áreas de Preservação Permanente (APP) e reservas ambientais.

Durante a inspeção, foi identificado um igarapé situado nos limites da reserva Adolpho Ducke. De acordo com Tabeira, o curso d'água apresentava sinais de boa conservação, com coloração e odor adequado.

"Percebemos que, se o governo não agisse agora, haveria uma maior dificuldade de recuperação dessa área", afirmou o secretário.

News d amorim 845c88c9 db97 48fa b585 f1c0cb967022
Repórter de Cidades
Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Além de A Crítica, já atuou em uma variedade de assessorias de imprensa e jornais, com ênfase na cobertura de Cidades e Cultura.

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.