Quinta-feira, 13 de Agosto de 2020
POLÍTICA

Impeachment na ALE: oposição abandona plenário para tentar quebrar quórum

Discussão sobre inclusão ou não do deputado Cabo Maciel, do PL, no bloco partidário do PP, causou divergência entre base aliada e oposição - opositores deixaram plenário para tentar impedir votação de requerimento



PLENARIO_412CC2B3-4ABF-45CA-8BB4-ED499F5735CE.jpg
09/07/2020 às 12:15

Após o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), deputado Josué Neto (PRTB), passar a presidência da Casa para a vice-presidente, deputada Alessandra Campelo (MDB), para supervisionar a votação de um ofício do deputado Belarmino Lins (Progressistas) que  indica o deputado Cabo Maciel (PL) para a vaga do PP na comissão processante do impeachment, os deputados da oposição abandonaram o plenário com o objetivo de tentar “quebrar o quórum”. 

Josué se declarou impedido por força de lei para conduzir a votação, já que assumiria a cadeira de Governador do Estado em caso de impeachement do Governador e vice, e passou a presidência à Campelo. Assim que a sessão foi retomada, Alessandra reclamou que deputados estariam saindo do plenário propositalmente para prejudicar a votação.



Regimentalmente, é necessário que 13 deputados (maioria simples) estejam presentes no plenário para aprovar alguma deliberação. Na última contagem, cerca de 11 deputados estavam presentes na sessão, online e no plenário. 

Mais cedo, Belarmino explicou que por causa de “razão de foro íntimo os deputados da bancada do Progressista” declinaram a indicação do partido para compor a comissão. Como paliativo, Belão quer indicar o deputado Cabo Maciel para a segunda vaga do PP.

Essa questão já causa uma queda de braços entre deputados da base do governo e da oposição. Os deputados Serafim Corrêa (PSB), Wilker Barreto (Podemos), Delegado Péricles (PSL) se manifestaram contra o movimento do líder do PP.

Os deputados Saullo Vianna, Alessandra Campelo e Joana Darc pregam que dúvidas sobre a admissão de Cabo Maciel sejam dirimidas pelo plenário.

Joana Darc acusou Josué Neto de “estar na salinha do café chamando deputados para quebrarem o quórum, interferindo ainda que vossa excelência [Alessandra Campelo] esteja na presidência”.

“Tive a confirmação por meio da minha assessoria de que o presidente Josué Neto muito embora ele não esteja presidindo agora a sessão, mas ele está ali na salinha do café chamando os deputados para quebrarem o quórum”, reclamou Joana.

“Deputado Dermilson Chagas está ferindo o regimento saindo na hora da votação. Que fique consignado que vossa excelência está saindo do plenário durante a votação”, registrou Alessandra com a saída de Dermilson do Plenário que derrubou a votação outra vez.

Chapa única é formada

A Chapa única que vai compor a Comissão Especial do Impeachment do governador e vice-governador foi definida ainda na manhã desta quinta-feira (9). A definição do chapa única levou em consideração a proporcionalidade das bancadas partidárias existentes na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM).

Conforme apurou a reportagem de A Crítica, o bloco partidário PRTB/PSL/PATRIOTA/PSDB/REP, com direito a 5 vagas na comissão processante do impeachment, indicou a deputada Therezinha Ruiz (PSDB), Felipe Souza (Patriotas), João Luiz (REP), Fausto Júnior (PRTB) e o deputado delegado Péricles (PSL).

Ainda na manhã de ontem, o deputado Serafim Corrêa (PSB), líder do bloco formado pelo PSB, PT e PDT, adiantou durante sessão plenária virtual  que os deputados Sinésio Campos (PT) e Adjuto Afonso (PDT) são os membros escolhidos deste bloco para participar da comissão.

O Podemos, partido que encabeça a oposição à Wilson Lima na ALE-AM, indicou o deputado Dermilson Chagas e o deputado Wilker Barreto.

O bloco partidário MDB/PTB/PSD/DEM com cinco 3 vagas na comissão, indicou Alessandra Campelo, Dr. Gomes e Saullo Vianna.

No caso do Progressistas, partido encabeçado pelos deputados Belarminos Lins, Mayara Pinheiro e Álvaro Campelo, com direito a duas vagas na comissão do impeachment, indicou o nome de Belarmino Lins

 


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.