Quarta-feira, 23 de Outubro de 2019
Manaus

Implantação de semáforo deixa a travessia da avenida Torquato Tapajós mais segura

Semáforo dá preferência aos pedestres em uma das avenidas com maior número de acidentes e atropelamentos da capital



1.gif Com o equipamento, em funcionamento desde sexta-feira, o pedestre não precisa mais se arriscar para atravessar uma das avenidas mais movimentadas de Manaus: basta apertar o botão e aguardar
02/02/2015 às 10:09

Um semáforo acionado por botão começou a funcionar na última sexta-feira, na avenida Torquato Tapajós, em frente à Escola Municipal Vicente da Cruz, bairro Colônia Terra Nova, Zona Norte. A implantação do equipamento marca o início de uma série de medidas para oferecer mais segurança a pedestres e motoristas que transitam em vias movimentadas da capital.

A avenida Torquato Tapajós, na Zona Norte, é uma via de muita movimentação, o que dificulta a travessia da via. Também por isso, ela é uma das vias com maior número de atropelamentos.



De acordo com a professora Márcia Lobato, que mora próximo ao local onde foi instalado o equipamento, ali é muito difícil atravessar, porque os carros não respeitam a faixa de pedestres.

A professora conta que já presenciou casos de motoristas que desrespeitaram a sinalização e que, por pouco, não atropelaram pedestres. “Tinha uma pessoa atravessando e o ônibus parou, aí saiu um carro de trás do ônibus e passou com tudo. O pedestre estava na faixa atravessando e, quando viu, ele acelerou o passo. Agora, se fosse um idoso, uma criança, de repente ele poderia ter batido”, contou.

Márcia disse que ficou muito aliviada pela colocação do sinal. “Aqui é uma área escolar e essa escola não está aí funcionando desde ontem, ela já vem há muito tempo e eu acho que deveriam ter visto isso há muito tempo porque a nossa cidade está crescendo da noite para o dia”.

A vendedora Josy Souza mora atrás da escola e disse que sempre que precisava atravessar a avenida tinha que correr “A gente corria porque os motoristas não respeitam a faixa. Alguns param, mas nem todos são assim, aí tem que correr. Eu acho que com esse sinal vai melhorar muito a vida de quem é pedestre”.

Outros pontos

De acordo com Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) que realizou as obras, em conjunto com o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), outros dois semáforos serão instalados: um na entrada do bairro Novo Israel; no acesso para o bairro Santa Etelvina e outro na frente do Pronto Socorro Delphina Abdel Aziz. Os postes de metal que sustentam os semáforos já serão instalados nesta semana. A previsão é que até a segunda quinzena deste mês os equipamentos entrem em funcionamento.

A instalação dos equipamentos foi feita a partir de um levantamento sobre as necessidades de segurança viária na Torquato, no trecho entre o Complexo Viário 28 de Março e a barreira para a BR-174. Os estudos indicaram, a princípio, a implantação de semáforos em mais três pontos.

Além da instalação de novos semáforos, o Manaustrans vai fazer a troca dos focos dos equipamentos que já estão implantados. Os focos antigos serão substituídos por novos focos de LED, que proporcionam mais visibilidade, economia de energia e possuem vida útil prolongada.

os estudos realizados pelo Manaustrans na Torquato Tapajós indicaram ainda a possibilidade de implantar mais uma faixa de tráfego em trechos da avenida para dar mais fluidez ao volume de veículos. Além disso, os técnicos estão avaliando a instalação de equipamento de fiscalização eletrônica em local ainda a ser definido.

Sinalização horizontal na Zona Leste

As medidas também contemplarão a Zona Leste, que receberá sinalização horizontal de trânsito com prioridade para as áreas de escolas e unidades de saúde. Desde o início do mês de janeiro faixas e linhas de retenção foram pintadas pelo Manaustrans em 28 locais.

Entre as áreas sinalizadas está a Alameda Cosme Ferreira, com faixas de pedestres nos trechos dos bairros São José, Zumbi e na esquina da rua dos Açaizeiros. Esses locais também receberam linhas de retenção que orientam o condutor a parar antes da área de travessia para garantir a segurança do pedestre. A sinalização está presente também no Loteamento Castanheira.

No bairro de Grande Vitória, o Manaustrans renovou uma faixa de pedestres em frente ao Instituto Federal do Amazonas (Ifam) e implantou faixas com linha de retenção na rua da Raquete, Distrito Industrial 2. No Conjunto Nova República, a sinalização está na rua Carlos Drummond de Andrade, em frente à Escola Estadual Alfredo Campos.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.