Publicidade
Manaus
Manaus

Imprudência transforma via pública em estacionamento para caminhões

Após várias denúncias feitas por moradores, estabelecimento continua praticando carregamento e descarregamento de mercadorias em logradouro 01/11/2013 às 18:04
Show 1
Caminhão de gás fecha passagem para veículos que trafegam
OSWALDO NETO Manaus (AM)

Uma denúncia anônima feita ao Portal A Crítica registrou por meio de imagens o descarregamento ilegal de mercadorias em via pública. De acordo com o indivíduo, o ato atrapalha a fluidez de veículos constantemente na rua da Paz, bairro Betânia, Zona Sul de Manaus. O transtorno estaria sendo causado em frente ao supermercado Baratão da Carne.

Nas imagens, o cinegrafista amador fotografou o momento em que o motorista de um caminhão de gás estaciona em um lado da via e impede qualquer tipo de ultrapassagem. Em outra foto, cones são colocados para demarcar a área onde o procedimento será feito.

Gerente do Baratão da Carne afirmou que cones são colocados para sinalizar o trânsito

Segundo a gerente do estabelecimento identificada somente como “Rita”, há dois meses agentes de trânsito permitiram a ação pois consideraram a via um local com pouco fluxo de veículos. Ainda de acordo com ela, outras pessoas já realizaram denúncias e a orientação repassada pelo estabelecimento aos motoristas e funcionários foi de desligar os motores dos caminhões a fim de reduzir os ruídos para a vizinhança. Ela completou dizendo que os cones são colocados para alertar os motoristas que trafegam no local.

De acordo com o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), os veículos – que são de empresas terceirizadas - responsáveis pelo procedimento ilegal já foram advertidos várias vezes pelos agentes de trânsito que fazem a organização na área e a situação do supermercado será acompanhada. O órgão ressaltou sobre a importância da população em denunciar esse tipo de conduta por meio do disque-denúncia com o número 0800-092-1188.

Zona Máxima de Restrição de Circulação (ZMRC)

Apesar de o ato ser comum em várias áreas da cidade, o Manaustrans informou que, por enquanto, somente a área Central da cidade é contemplada pelo programa Zona Máxima de Restrição de Circulação (ZMRC) criado pela Prefeitura, porém existe a proposta de expansão para outras áreas da cidade.

Por meio da Portaria nº 016/2013, existe a regulamentação que determina a não circulação de caminhões com carga acima de oito e 16 toneladas das 6h às 20h de segunda a sexta-feira, e aos sábados de 6h às 17h em avenidas do Centro. Entre elas estão: avenida Leonardo Malcher; rua Luiz Antony; rua Governador Vitório; rua Tamandaré; rua Marquês de Santa Cruz; avenida Floriano Peixoto; avenida Sete de Setembro; e avenida Joaquim Nabuco.

Publicidade
Publicidade