Publicidade
Manaus
Manaus

Indígenas invadem sede da Seind e pedem saída de titular da pasta

Os índios afirmar que irão ficar em frente à sede da Seind até que o governador exonere Bonifácio José Baniwa, atual secretário do órgão 20/08/2015 às 11:36
Show 1
Indígenas invadiram a Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind) na manhã desta quinta-feira (20)
Isabelle Valois Manaus (AM)

Aproximadamente 50 indígenas de várias etnias invadiram na manhã desta quinta-feira (20) a sede da Secretária de Estado para os Povos Indígenas (Seind), localizado na rua Bernardo Ramos, Centro de Manaus.

Conforme umas das manifestantes da etnia Mundurucu, conhecida como Kaynã, os povos que vivem nas aldeias estão esquecidos pelo atual titular da Seind, Bonifácio José Baniwa. “Procuramos várias vezes o secretário, ele promete melhorias para as aldeias, mas nada passa de promessa”, disse.

Os indígenas procuraram o secretário novamente nesta quinta-feira (20), mas para pedir que o mesmo se retirasse da secretaria junto com os demais funcionários. “Tudo foi feito de forma pacífica, não quebramos nada e ninguém foi ameaçado, agora vamos ficar em frente da secretaria até que o governador resolva nossos problemas e mude o secretário da Seind”, informou Kaynã.

Os funcionários da Seind acionaram a Polícia Militar para assegurar que o prédio do patrimônio fosse evacuado, pois existem documentos importantes que podem ser perdidos.

O tenente da Ronda Ostensivo Cândido Mariano (Rocam), Elton Rodrigues, responsável por atender a ocorrência, informou que os policiais irão ficar no local para resguardar o prédio da Seind. 


Publicidade
Publicidade