Publicidade
Manaus
TESTES

Infraero prepara simulação de emergência aeronáutica no Aeroporto de Manaus

Exercício simulará um acidente ocorrido na pista de taxiamento do aeroporto em uma aeronave em pane hidráulica 27/07/2017 às 20:38
Show share big 1
Infraero realiza simulação de acidente aéreo em Manaus (Foto: Acervo/AC)
acritica.com Manaus (AM)

A Infraero realizará nesta sexta-feira (28/7), das 9h às 11h, o Exercício Simulado de Emergência Aeronáutica (Esea) no Aeroporto Internacional de Manaus/Eduardo Gomes (AM). A atividade é parte da atualização do Plano de Emergência (Plem) do aeroporto, seguindo as recomendações da Organização da Aviação Civil Internacional (Oaci), assim como as normas do Comando da Aeronáutica e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

O treinamento é uma mobilização simultânea de todos os órgãos integrantes da Comissão de Emergência do aeroporto, responsáveis pela manutenção do Plem, e tem por objetivo avaliar os processos para atendimento de uma emergência aeronáutica no aeroporto. Para isso, o exercício simulará um acidente ocorrido na pista de taxiamento do aeroporto em uma aeronave em pane hidráulica, com 45 vítimas em variadas situações de risco.

Fazem parte da Comissão de Emergência do Aeroporto de Manaus os comandos da Aeronáutica, Marinha e do Exército, Polícia do Exército, 4º Batalhão de Aviação do Exército, 7º Comar (BINFAe), Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), Centro Integrado de Operações, polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas, Secretaria de Estado de Saúde (Susam), Instituto Médico Legal, Secretaria Municipal do Transporte (Manaustrans),  Departamento de Imigração da Polícia Federal, Receita Federal (Alfândega), empresas aéreas que operam no terminal, empresas fornecedoras de combustível e Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).

“O objetivo do Plano de Emergência é estabelecer os procedimentos básicos de resposta a uma emergência e testar a agilidade das medidas tomadas. Após reuniões com os órgãos e empresas envolvidas, chegou o momento de testarmos tudo o que foi planejado. A prática destes exercícios garante a constante atualização e avaliação do Plano de Emergência”, pontuou o gerente de Segurança do Eduardo Gomes, Carlos Santana.

Segundo o superintendente de Manaus, Abibe Ferreira, a simulação busca garantir a agilidade e correção dos procedimentos de salvamento e resgate estabelecidos. “Esta é uma atividade que envolve diversos órgãos e entidades da cidade, sendo uma oportunidade ímpar para testarmos a capacidade de contingência e atendimento às emergências aeronáuticas. É um trabalho em conjunto aos órgãos militares, às secretarias do Governo do Estado e da Prefeitura, às empresas aéreas e demais parceiros da Infraero, que nos permitirá um Plano de Emergência atualizado de acordo com as recomendações das autoridades da aviação civil”, finalizou Abibe.

SERVIÇO

Evento: Exercício Simulado de Emergência Aeronáutica no Aeroporto Internacional de Manaus

Data: 29/7/17

Horário: 9h às 11h

Ponto de encontro: Balcão de Informações da Infraero a partir de 08:30h

Contato: (92) 99225-7336 / 98110-6336 - Salin

E-mail: imprensa@infraero.gov.br

Publicidade
Publicidade