Quarta-feira, 20 de Novembro de 2019
TEMPO

Inpe projeta cenário de chuvas para os próximos sete dias em Manaus

Segundo o Instituto de Meteorologia, até o próximo sábado (5), o volume de água pode chegar a 60 mm na capital



1520005_75388E46-B98E-4BA5-A276-05BE1D0678BB.jpg Foto: Márcio Silva
30/09/2019 às 08:44

O temporal que atingiu Manaus na última sexta-feira trouxe um volume de chuva que ultrassou os 100 milímetros em três horas, índice superior ao previsto para todo o mês de setembro (cerca de 75 milímetros). A informação é do Instituto Nacional de Pesquisas Especialistas (Inpe).

A previsão para os próximos sete dias é de mais chuvas para a capital amazonense, ainda segundo o Inpe. Até o próximo sábado, o volume de água pode chegar a 60 mm, em Manaus. 

“Para os próximos dias, a previsão é de sol entre nuvens e pancada de chuva localizada principalmente a partir da tarde neste início da semana, mas com aumento da chance de temporais localizados de quarta-feira a sábado, com acumulados que podem chegar a 60 mm nos próximos sete dias”, disse o meteorologista do órgão, Fábio Rocha.
Ele ressaltou ainda que as previsões de tempo podem sofrer atualizações “por isso, recomendamos acompanhar pelo site a previsão de tempo bem como os avisos meteorológicos vigentes”, disse ele, que afirmou que as chuvas ocorridas na última sexta-feira foram mais que o esperado para o mês todo.

Conforme a última atualização da Defesa Civil de Manaus, 113 ocorrências foram registradas pela Central de Emergência do órgão devido a forte chuva, na capital. Os dados dos Pluviômetros Automáticos instalados na cidade contabilizaram a média de 75 milímetros em três horas para a cidade sendo as zonas mais atingidas: a Leste e a Norte. 
“As nossas equipes estão fazendo os levantamentos e a avaliação geral dos acontecimentos em vários pontos da cidade. Em cima das ocorrências, estamos com nosso pessoal em campo para que a gente possa fazer atendimento das famílias vulneráveis por essa chuva”, afirmou o secretário executivo o órgão, Cláudio Belém. 

Ocorreram desabamentos de muro, desabamentos parciais e totais de casa, rompimento de bueiro e alagações, além de deslizamento de barranco. Para o atendimento socioeconômico das famílias atingidas pelo temporal, a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania designou equipes para verificar a situação de vulnerabilidade das famílias afetadas.

Duas Mortes

Das ocorrências, dois registros foram de óbito. Luiz Oliveira Pessoa, 69, morreu ao cair em um igarapé localizado no bairro Petrópolis, zona Sul. O corpo dele foi encontrado, no sábado, pela equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas.  A outra vítima foi Everaldo da Silva Lemos, 44, que veio a óbito após ter caído em um bueiro, no bairro Zumbi, Zona Leste. Este último foi removido pela população no dia do incidente e e removido pelo Instituto Médico Legal (IML).
 



News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.