Quarta-feira, 03 de Junho de 2020
RETA FINAL

Inscritos no Cetam podem confirmar matrícula em 79 cursos até sexta (13)

Candidatos devem estar munidos dos seguintes documentos: cópias da identidade, CPF, comprovante de residência e comprovante de escolaridade



show_CETAM_CB123AA5-1357-4024-B77D-6B50333B3E16.jpg Foto: Divulgação
12/03/2020 às 09:04

Os candidatos que conseguiram se inscrever hoje (11) em um dos cursos de qualificação profissional ofertados pelo Governo do Estado, por meio do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), têm amanhã (12) e sexta-feira (13)para entregar a documentação necessária e efetivar sua matrícula.

Eles deverão ir à unidade onde garantiram vaga, das 8h às 12h e das 13h às 17h, munidos dos seguintes documentos: cópias da identidade, CPF, comprovante de residência e comprovante de escolaridade.

No curso de Informática Avançada, o candidato inscrito precisará levar, ainda, certificado de conclusão de Informática Básica com, no mínimo, 40 horas/aula. Para outros cursos, o candidato terá que apresentar cópia do certificado do curso indicado com pré-requisito mínimo.

Lista de espera

Na próxima segunda-feira (16), das 8h às 12h e das 13h às 17h, será divulgada a lista de espera para os cursos onde houve desistência. Os candidatos que receberam e-mail confirmando que estavam nessa condição deverão comparecer à unidade onde buscaram vaga e verificar se seu nome consta na relação emespera.

As inscrições online ocorreram nesta quarta-feira, das 8h às 12h, pelo link disponível clicando aqui. O Cetam ofereceu mais de 6 mil vagas para mais de 70 cursos diferentes. As aulas têm início confirmado para o dia 23 de março.

Locais dos cursos - Os cursos acontecerão nos turnos da manhã, tarde e noite, em dez unidades localizadas em Manaus. Destas, sete são os centros estaduais de Convivência da Família (Cecf) Padre Pedro Vignola, Teonízia Lobo, André Araújo, Magdalena Arce Daou, 31 de Março e Miranda Leão, e mais o Centro Estadual de Convivência do Idoso (Ceci) de Aparecida, numa parceria com a Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas).

As outras três unidades são o Centro Cultural Aníbal Beça, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e Qualidade de Ensino (Seduc), a Escola de Educação Profissional Padre Estelio Dalison e o Instituto Benjamin Constant (IBC), unidades próprias do Cetam.

Estabilidade



De acordo com informações da Empresa de Processamento de Dados do Amazonas (Prodam), responsável pela execução e hospedagem do sistema, não houve instabilidade no acesso ao site para inscrição, que não travou em momento algum.

Como ocorre em todas as inscrições online, a demanda de pessoas interessadas nos cursos sempre é muito alta, além do número de vagas ofertadas. Às 8h em ponto, quando o sistema foi liberado para inscrição, mais de 20 mil pessoas já estavam acessando o site. O pico de acessos chegou a 44 mil.

Os cursos que preencheram as vagas mais rapidamente foram: Autocad 2D e 3D, oferecido pelo Instituto Benjamin Constant (IBC); Assistente Administrativo, no Centro Estadual de Convivência do Idoso (Ceci) de Aparecida; e Micropigmentação de Sobrancelhas, na Escola Estelio Dalison. Os três tiveram todas as vagas preenchidas em 26 segundos, segundo a Prodam.

De acordo com a empresa, o primeiro inscrito no curso de Autocad 2D e 3D, o mais procurado deste ano, gastou apenas 39 segundos para concluir sua inscrição. Já a última vaga do mesmo curso foi preenchida um minuto e cinco segundos após a abertura do sistema.

Em 20 minutos, a maioria dos cursos já se encontrava com vagas esgotadas, restando apenas vagas no curso de Informática para Idoso, ofertado no Centro Estadual de Convivência da Família Magdalena Arce Daou e no Ceci de Aparecida.

O novo sistema para oferta de cursos do Cetam foi desenvolvido pela Prodam e lançado em 2019. Conforme a Prodam, a plataforma vem cumprindo sua proposta inicial: simplicidade, praticidade e estabilidade.

De acordo com Marcelo Pereira, da equipe de sistemas de educação da Prodam, nas inscrições de hoje não foi necessário fazer nenhuma alteração ou melhorias no sistema. “Em 2019, o sistema operou sem falhas e atendeu à demanda. Pelo segundo ano consecutivo, as inscrições ocorreram tranquilamente, do ponto de vista técnico, sem o site apresentar nenhuma instabilidade.”

*Com informações da assessoria
 

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.