Domingo, 21 de Abril de 2019
publicidade
ARTE0222.jpg
publicidade
publicidade

EDUCAÇÃO E ARTE!

Instituto de Educação do AM estimula desenvolvimento de alunos pelo viés artístico

Visando motivar nos estudantes o senso crítico, professora estimula com atividades que fazem pensar no mundo ao seu redor


03/04/2017 às 05:00

Uma das mais importantes unidades do Estado, o Instituto de Educação do Amazonas (IEA), no alto dos seus 136 anos, alia tradição à inovação no ato de ensinar aos seus alunos como aprender e compreender o mundo que os cerca. Visando motivar nos estudantes o senso crítico e o questionamento, a professora Denise Rodrigues Gomes, de História da Arte, esimula os seus pupilos com atividades que os fazem pensar no mundo ao seu redor.

A motivação é feita a partir de trabalhos escolares em sala de aula feito por alunos do 9º ano, como o glossário que 48 estudantes do turno vespertino, em sistema de dupla, vão apresentar  no próximo dia 7, durante a mostra cultural e indigena do IEA. “A História da Arte é uma matéria teórica, e os alunos de Educação Básica e Superior querem algo mais prático, por isso fomos além da teoria e indo para a prática artística, pedindo que eles fizessem uma pesquisa extraclasse sobre termos e verbetes da arte rupestre, pintura naturalista, gótica, etc. Em sistema de duplas teremos um total de 24 glossários que estão sendo construídos por eles. Esse trabalho do glossário foi uma metodolgia que desenvolvi e que já havia trabalhado em uma faculdade anteriormente com adultos. O mais legal do glossário é que eles mesmos vão em busca do conhecimento”, contou a professora.

“Tenho satisfação pessoal por colaborar com a Educação do Amazonas”, disse Denise Gomes.

Opiniões
O aluno Afonso Henrique, de 14 anos, foi um dos estudantes que entregaram de forma antecipada o trabalho do glossário para a professora Denise Rodrigues Gomes. Mostrando o produto do estudo em mãos, o jovem conta como desenvolveu o tema.

“Estou falando sobre diversos assuntos que envolvem a arte, como a época em que ocorreram como o realismo, surrealismo e também outros assuntros que envolvem a abóbada, aeropintura, arte jesuítica, lineóleo e vários outros. São 52 palavras no total que eu cataloguei para esse glossário”, disse ele.

O aluno destaca que a atividade é uma forma de obter novos conhecimentos sobre a arte. “É, também, uma forma de obter novos conhecimentos sobre a arte. Obter conhecimento é tudo na vida. É muito bom descobrir as nossas origens . Vou levar esse trabalho para o resto da vida”, explica Henrique, que demorou em torno de uma semana para concluir seu trabalho escolar.

Conhecendo a história
A gestora do IEA, Andréa Mércia Cirino, destaca que esse tipo de aprendizado faz com o que o aluno conheça a história e “vão ver no palpável o que aconteceu e fazer um resgate; isso é muito enriquecedor e faz eles terem curiosidade para procurar cada vez mais informações”.

Ela destacou o lado científico da arte no trabalho interdisciplinar que é desenvolvido pela professora Denise Gomes.

Andréa Mércia frisa que o Instituto de Educação se mantém como uma escola tradicional, mas sempre rompe barreiras. “Trazer o novo é importante, mas busca as inovações e isso vai fazer toda a diferença na vida do aluno porque o novo está cada vez mais presente”, comenta a gestora.

Estudantes ficam entusiasmados
Os alunos  André Victor e Lucas Oliveira falaram com entusiasmo dos trabalhos que desenvolveram e da alegria surgida após a entrada no mundo da arte educacional.

Relembrando a parte rupestre através de peças, Lucas, de 12 anos, do 9º ano do IEA, disse que a atividade que desenvolveu “foi legal e ainda vamos fazer outro que é a arte egípcia; queremos nota 10”. Ele disse que vai levar os ensinamentos da História da Arte para toda a vida.

Já o estudante André Victor, da mesma idade e turma de Lucas, está tão influenciado pela arte que declarou querer ser professor da matéria.

“Me identifiquei muito com essa matéria pois ela mostra como eu sou realmente. Acho que vou me dar bem na vida”, conta ele.

publicidade
publicidade
Greve dos professores será marcada por protestos em Manaus nesta segunda (22)
UEA está com inscrições abertas para projeto Escola do Meio Ambiente (EMA)
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.