Publicidade
Manaus
Manaus

Instituto de Educação do Amazonas completa 134 anos formando cidadãos

Das ‘normalistas’ à escola de tempo integral vencedora de prêmios, o IEA é palco de histórias de diferentes gerações 01/11/2014 às 17:27
Show 1
O Instituto de Educação do Amazonas, atualmente uma escola de tempo integral, completa 134 anos na próxima terça-feira (4)
Jéssica Vasconcelos Manaus (AM)

Perto de completar 134 anos de criação, comemorados na terça-feira (4), o Instituto de Educação do Amazonas (IEA) continua cumprindo o papel de formar cidadãos por meio da educação. Quem frequentou o colégio nas diversas fases de seu funcionamento lembra com saudade do período escolar, das amizades e das histórias que vivenciou.

Criada com objetivo de formar professores, o Instituto de Educação do Amazonas teve sua primeira sede na atual Praça Dom Pedro II, que foi alugada por cem contos de réis. Na ocasião, era presidente da Província o Dr. Alarico José Furtado, que designou o Dr. Ephifânio José Pedrosa como diretor da escola. Após inúmeras mudanças, o IEA se instalou definitivamente no endereço atual e, desde então, tem apresentado grandes resultados na formação de professores.

O Instituto, que durante muito tempo só formava professoras mulheres, as chamadas “normalistas”, desde 2009, passou a ser uma escola integral e tem colecionado premiações regionais e nacionais.

Memórias

Gestora atual do instituto, a pedagoga Shirley Maria Vieira conta com orgulho que se formou no magistério do IEA e que voltou ao lugar onde aprendeu boa parte dos ensinamentos que hoje passa para os alunos. Shirley lembra com carinho das amigas que a acompanhavam na sorveteria Pinguim, localizada em frente à escola . “Aqui vivi momentos da minha juventude que jamais vou esquecer”, disse a gestora.

A gestora conta que, além dela, a filha e sobrinhos estudaram no Instituto de Educação do Amazonas e saíram com a entrada garantida na universidade. “O IEA nunca perdeu os seus princípios básicos para formar pessoas preparadas para encarar o mundo”, acrescentou Shirley.

Das histórias engraçadas, a gestora destaca a rivalidade que durante muito tempo houve entre os alunos do instituto e do Colégio Amazonense Dom Pedro II. “Houve uma época em que havia rivalidade até quando os alunos do IEA passavam em frente ao Estadual, mas não tinha brigas, apenas piadinhas” explicou.

Quem também guarda ótimas recordações do IEA é a professora aposentada Norma Cristina Costa do Carmo, que se formou e lecionou na escola. De acordo com Norma, na sua época de estudante o IEA já era referência no ensino e todos os pais queriam que as filhas estudassem e se formassem professoras. “Meus sobrinhos passaram por esse colégio e meu filho hoje tem a oportunidade de seguir essa tradição”, disse Norma.

 
Ana Beatriz e Hanry Imbiriba são dois exemplos de estudantes dedicados e bem sucedidos que escolheram o IEA (Luiz Vasconcelos)

Bons resultados no Ideb e em premiações

Escola conseguiu manter índice do Ideb e tradição de ter ‘alunos brilhantes’A boa colocação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), nas Olimpíadas de Matemática e em outras competições tem rendido bons frutos para os alunos e professores do Instituto de Educação do Amazonas (IEA).

De acordo com a gestora Shirley Maria Vieira, o instituto conseguiu manter em 2013 a média de 6,8 no Ideb e, por isso, os professores vão receber, 14º e 15º salários. “Isso tudo são formas de reconhecer o trabalho desenvolvido pelos professores, que se dedicam a oferecer conteúdo de qualidade aos alunos”.

Para o estudante Hanry Imbiriba, 16, que mudou para o IEA este ano, o que o fez escolher o instituto foi a qualidade de ensino que todas as pessoas que passaram pelo local comentam. “Aqui os professores nos preparam de verdade para o vestibular”, explicou Hanry.

A gestora da escola comenta que a boa relação que vem sendo desenvolvida com as famílias também contribui para os ótimos resultados conquistados pelos alunos. “Tudo que fazemos é em conjunto com a família, porque sem isso tudo fica difícil”, acrescentou Shirley.

Publicidade
Publicidade