Segunda-feira, 09 de Dezembro de 2019
Manaus

Instituto promove a inclusão de pessoas com deficiência nas escolas em Manaus

Criado em abril de 2013, a princípio para atender crianças com paralisia cerebral, este ano, a organização ampliou sua atuação frente às pessoas com deficiências neurofuncionais



1.jpg O Instituto Acontecer tem instrumentos e programas com métodos avançados que foram desenvolvidos pela equipe, que são adaptáveis a cada um dos pacientes, dependendo de cada peculiaridades
08/12/2015 às 19:02

Nos últimos dez anos, o número de pessoa com deficiência no Amazonas cresceu 96,8% e, atualmente, atinge 23,2% da população, de acordo com informações  do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) - Censo 2010. Esse público ainda enfrenta muitas dificuldades para receber atendimento especializado, mas há no Estado projetos que buscam atender a demanda por meio de métodos e tecnologias avançados, como é o caso do Instituto Acontecer.

Criado em abril de 2013, a princípio para atender crianças com paralisia cerebral, este ano, a organização ampliou sua atuação frente às pessoas com deficiências neurofuncionais.



Hoje, o Instituto Acontecer está aberto para atender todo o tipo de neuropatia, incluindo em crianças, jovens, adolescentes e idosos, sem limite de idade. No local, há um banco de projetos, com as mais modernas técnicas e instrumentos tecnológicos de reabilitação, que dependem de apadrinhamentos.

“Temos uma proposta de um verdadeiro Centro de Reabilitação e Inclusão da Pessoa com Deficiência em nosso Estado. Algo que não encontramos, mas que temos muita necessidade. Para isso, precisamos de apoio e articulação junto ao Estado, município, ONGs e a sociedade de um modo geral para continuarmos avançando, pois existem muitas famílias precisando deste acolhimento”, afirma a presidente da instituição, Rosângela Fernandes.

Entre os serviços oferecidos está o acolhimento, avaliação, intervenção, reabilitação e inclusão da pessoa com deficiência neurofuncional, feito por uma equipe formada por fonoaudiólogos, fisioterapeutas, educadores físicos, psicólogos, psicopedagogos e assistentes sociais. Os atendimentos são voltados para Autistas, Paralisia Cerebral, Síndrome de Down e outras Síndromes, AVC, Lesão Medular, Alzheimer e outras doenças neurológicas.

Rosângela conta que também atuam em “Consultoria em Inclusão e Acessibilidade”, que é consultoria especializada na elaboração e implantação de Projetos de Inclusão das pessoas com deficiências na escola e no mercado de trabalho. O objetivo, conforme ela é proporcionar o acesso, a valorização, crescimento educacional e profissional, assim como, promover uma qualidade de vida e de igualdade a esse público com uma visão positiva do futuro.

Superação e conquistas

O projeto Instituto Acontecer surgiu com a história de superação e conquistas do seu Fundador Izaquiel Conte (Kiel), 11, que desde 2007 vem utilizando-se de Métodos e Recursos de Intervenção Tecnológica, que têm lhe proporcionado uma Reabilitação com ganhos funcionais.

Em Abril de 2013, após a utilização do Método TheraSuit e apresentar resultados nunca visto antes, o Instituto Acontecer tornou-se uma Organização Não Governamental (ONG). Em 2015, a instituição passou por uma mudança radical em sua proposta de atuação e ampliou seus serviços às pessoas com deficiências neurofuncionais.

“Tudo começou quando adotei meu filho Kiel, em 2007. Na época ele tinha dois anos de idade e tinha paralisia cerebral em decorrência de maus tratos. Esse projeto foi fundado para que nós pudéssemos dar para o Ezequiel uma qualidade de vida melhor”, diz Fernandes.

Blog: Rosângela Fernandes, Mãe de Izaquiel Conte (Kiel), de 11 anos de idade

“Kiel, que tem paralisia cerebral espatica, tetraplégica, tinha recebido o diagnóstico de que não teria uma vida com conquistas, com qualidade, mas aos poucos foi mostrando que, tendo acesso aos mais modernos recursos e instrumentos tecnológicos, que reabilitar tornou-se possível.  Hoje ele pode se beneficiar dos mais modernos métodos, recursos e uma equipe Inter e Transdisciplinar que sempre estão em busca de proporcionar avanços. Em suas avaliações médicas, Kiel sempre recebe os melhores elogios, pois para a gravidade da sua neuropatia, conseguiu evoluir muito ao longo destes anos de tratamento intensivo e com acompanhamento de uma equipe multidisciplinar”.

Associado

Para se beneficiar com as ações do Instituto Acontecer é preciso se tornar um associado e passar por avaliações com a Equipe Técnica, a qual monta um Plano de Intervenção Terapêutica, focado, individualizado e instrumentalizado para os ganhos necessários de cada um.

 Resultados

As avaliações com a equipe Multidisciplinar estão em torno de R$ 200. Além de desenvolver estratégias de intervenção qualitativa e quantitativa, há como mensurar os ganhos obtidos.

Serviço
Instituto Acontecer
Endereço: rua B9, nº1675, bairro Japiim 2, Zona Sul.
Contato para agendamento (fone e Whatsapp): (92) 99130.1113 – Rosângela Fernandes
Facebook: InstitutoAcontecerManaus
E-mail: gestao.acontecer@gmail.com



Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.