solidariedade

Integrantes de projeto doam sangue no Hemoam durante ação

O grupo de mais de 50 pessoas seguiu todas as recomendações do Hemoam em virtude da pandemia do coronavírus (Covid-19)

Izabel Guedes
21/03/2020 às 19:56.
Atualizado em 22/03/2022 às 16:49

(Foto: Sandro Pereira )

Um sábado de solidariedade e amor. Foi esse o sentimento de integrantes do projeto Vida por Vidas da Associação Amazonas Roraima (AAMAR) que fizeram uma doação de sangue coletiva neste sábado (21) em uma ação ocorrida na Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Amazonas (Hemoam), na Zona Centro Sul de Manaus.

O grupo de mais de 50 pessoas seguiu todas as recomendações do Hemoam em virtude da pandemia do coronavírus (covid-19). "Nós alinhamos as ações com o Hemoam para fazer tudo de uma maneira segura. As ações fazemos o ano todo, mas hoje foi a primeira após o covid-19. Por isso organizamos os doadores de uma forma que reduzisse o número de pessoas no local, de acordo com as recomendações. Esperamos que pelo menos 70 bolsas sejam doadas hoje", explicou um dos representantes do projeto AAMAR, Abel Santana.

Segundo ele, as doações acontecem o ano todo, mas nesse período a intenção é evitar que faltem bolsas de sangue aos pacientes que precisam nesse momento delicado. "O projeto iniciou em 2005 com a ideia de doar sangue na época da Páscoa, em vez de doar ovos de Páscoa. Ele cresceu e agora isso é feito o ano todo. No próximo final de semana vamos continuar. A previsão é que ocorra também quase todos os sábados de abril, dependendo de como vai ficar a situação nos próximos dias por conta do coronavírus", destacou.

O projeto Vida por Vidas tem o objetivo de conscientizar cidadãos para o hábito de doar e contribuir para o suprimento das demandas nos estoques de sangue nos hospitais e hemocentros do país. Só no ano passado mais de 1.600 bolsas de sangue foram doadas por integrantes do projeto  AAMAR na capital, que faz parte de uma ação da igreja adventista em Manaus.

Para quem quiser ajudar nas doações o Hemoam passou a adotar algumas recomendações na semana passada em virtude da pandemia do coronavírus. 

As medidas pretendem minimizar os riscos de contaminação  e  obedecem ao Decreto n° 42.099, de 21 de março, do Governo do Estado do Amazonas,,  vinculadas às recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Entre as recomendações está a proibição de visitas a pacientes no local, critérios mais rigorosos na triagem de doadores e agendamento de doações para doadores já cadastrados.

Quem viajou para qualquer lugar do país com casos da doença ou exterior, nas últimas duas semanas, estarão impedidos de doar sangue por 30 dias.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
© Copyright 2022Portal A Crítica.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuído por