Publicidade
Manaus
NA ESPERA

Interessados em processo seletivo para pedreiro formam fila em frente à Seminf

Desempregados começaram a chegar na tarde de sábado (19) e aguardam início das inscrições nesta segunda-feira (21). Nem mesmo a chuva retirou as pessoas do local, na Zona Centro-Sul de Manaus 20/05/2018 às 16:58
Show whatsapp image 2018 05 20 at 15.45.52
Foto: Márcio Silva
Joana Queiroz Manaus (AM)

Desempregados estão em uma fila que começou a se formar na tarde desse sábado (19), próximo à sede da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), no bairro Aleixo, Zona Centro-Sul de Manaus, após a pasta anunciar a abertura de um processo seletivo com mais de 300 vagas para pedreiros e serventes. As inscrições para a seleção serão feitas no prédio da Seminf e começam nesta segunda-feira (21).

Nem mesmo a chuva deste domingo (20) tirou os desempregados do local. Eles atravessaram a rua e se abrigaram nas calçadas cobertas das casas. Quando passou a chuva, voltaram para o lado da secretaria localizada na Rua Gabriel Gonçalves.

A fila é encabeçada pela gari Maria do Socorro Andrade, 54. Ela disse que está guardando um lugar na fila para o marido, que é haitiano e está desempregado. “Ele tem filhos no Haiti e precisa conseguir dinheiro para trazê-los para cá, porque, no país onde moram, a coisa está difícil”, disse.

Para passar o tempo, alguns levaram cadeiras e bancos. Há quem improvisou barracas feitas com lona e uma caixa de isopor serve de mesa para jogar dominó.

O pedreiro Carlos Sousa, 45, está desempregado há quatro anos e tem 4 filhos. Ele foi um dos oito primeiros a ir para a fila. Carlos disse que passou a noite na calçada e não conseguiu dormir por causa dos carapanãs. Ele destacou a solidariedade dos que estão ali. “Aqui um ajuda o outro. Um traz café, o outro a bolacha e todos comem”, disse Sousa.

Processo seletivo

Os salários para os profissionais que forem contratados são de R$ 969,79 para o cargo de pedreiro e R$ 954 para o de servente, conforme edital publicado, na última quarta-feira (16), na edição 4363 do Diário Oficial do Município (acesse o edital).

Além da remuneração mensal, os contratados vão receber auxílio-transporte e auxílio-alimentação. A carga horária para os dois cargos é de 40 horas semanais (8 horas diárias). De acordo com o edital, dez vagas de servente e três de pedreiro são destinadas a Pessoas Com Deficiência. Também haverá formação de cadastro de reserva.

As inscrições para o processo seletivo terminam na próxima sexta-feira (25).

Publicidade
Publicidade