Quinta-feira, 27 de Janeiro de 2022
Pedido

Internado há 20 dias, idoso com diabetes precisa passar por cirurgia de urgência

Familiares afirmam que o idoso está com gangrena no pé direito e precisa passar por uma operação de amputação de seus dedos. Ainda conforme os familiares, o idoso estaria apenas com um dedo do pé gangrenado quando foi internado. A demora no atendimento fez com que este número subisse para três.



hospital_28_de_agosto_D2CF4A9E-D580-4B38-BC34-D0B4A7BB51E7.jpg Foto: Divulgação
26/11/2021 às 12:56

A família do idoso Francisco Barroso da Silva, de 72 anos, busca providências para resolver o problema de saúde dele. Portador de diabetes e hipertensão, o idoso está com gangrena no pé direito e precisa realizar urgentemente exames para poder passar por uma operação de amputação de seus dedos, afirma a família. No entanto, ele está internado há mais de 20 dias no Hospital e Pronto Socorro 28 de Agosto e sem resposta nenhuma sobre quando fará tais exames e o procedimento operatório.

Segundo Dieyme Zania Chaves da Silva, filha de Francisco Barroso, o pai dela vive em Parintins, mas por conta deste problema no pé, precisou vir para Manaus em busca de tratamento. No entanto, quando foi internado, 20 dias atrás, ele estaria apenas com um dedo do pé gangrenado. A demora no atendimento fez com que este número subisse para três.



“Estão esperando por uns exames que ele tem que fazer ainda. [Os exames podem ser feitos] todas as segundas e quartas, mas quando chega esses dias e pergunto se [ele] vai fazer naquele dia, dizem que entrou uma outra ‘prioridade’ na frente dele”, afirma Dieyme.

Foto: Arquivo da família

De acordo com a filha de Francisco Barroso, desde que foi internado, o pai dela tem se mantido dopado a base de medicamentos – ficando muito agitado quando está acordado. Além disso tudo, segundo ela, o atendimento no local é precário, com má alimentação e pouca limpeza.

“Quase todos os dias para fazermos a troca dos lençóis da cama temos que esperar a boa vontade deles. (...) Estamos aí porque precisamos, mas o atendimento é horrível. O médico mau olha o paciente, temos que ficar correndo atrás das enfermeiras e não podemos perguntar nada que nos tratam com descaso. Temos que ir [atrás de enfermeiros] duas ou três vezes para tirar o scalpe do paciente ainda brigam pra fecharmos”, afirma.

Nota Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) 

A direção do Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto informa que o paciente aguarda melhora do quadro de pressão arterial (hemodinâmica) para realização da arteriografia, procedimento esse que não é executado na unidade. O exame é realizado para observar a circulação de sangue em uma determinada região do organismo, identificando possíveis alterações ou lesões. Existe a previsão que o paciente realize o procedimento na próxima semana, dependendo do quadro clínico.

O paciente deu entrada no hospital no dia 9 deste mês e está recebendo assistência da equipe multidisciplinar da unidade, incluindo cirurgião vascular. Os acompanhantes têm recebido orientações sobre o quadro do paciente e explicações sobre os procedimentos a serem realizados.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.