Sábado, 16 de Outubro de 2021
Infraestrutura

Intervenção do Prosamin+ no Igarapé do 40 é retomada após cheia histórica do rio Negro

Obra se encontrava parcialmente paralisada devido à cheia e retorna gradualmente com a chegada da vazante



F8098B8E-6CF4-4AA8-A8B7-6E08297EB82A_D93E81F4-ABFD-4389-927D-CE58DE1EB363.jpeg Foto: Tiago Corrêa/UGPE
29/08/2021 às 15:04

O Governo do Estado, por intermédio da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), retomou na sexta-feira (27/08) as atividades na intervenção do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), no leito do igarapé do 40, no trecho entre as avenidas Silves e Maués, zona sul da capital manauara.

As obras no local se encontravam parcialmente paralisadas devido à cheia histórica do rio Negro, que impossibilitou a realização da intervenção enquanto o nível das águas não baixava.



No momento, a intervenção retorna com a demolição de imóveis na área, retirada de entulhos do local da obra e com o início da revitalização dos campos comunitários do Betaião e Noroeste.

A engenheira civil da UGPE, Tatiana Lachi, afirma que, após a redução do nível da água, as máquinas retomaram a limpeza do leito do igarapé, retirando os materiais provenientes das demolições e da cheia.

“Nesse momento na margem direita do igarapé do 40, retomamos as demolições e a limpeza da área para que possamos dar prosseguimento às obras. E, na margem esquerda, iniciamos a revitalização dos campos Betaião e Noroeste”, afirmou Lachi.

Nova alternativa

A intervenção do Prosamin+ no igarapé do 40, contemplará a requalificação urbanística desse trecho do curso d’água, dotando a área com obras de macro e microdrenagem, redes de coleta de esgoto, assim como também, uma nova solução para quem sai do Distrito Industrial em direção à área central da cidade, por meio da ligação das avenidas Silves à Manaus Moderna.

O coordenador executivo da UGPE, Marcellus Campêlo, afirma que a gestão do governador Wilson Lima está concluindo os processos de reassentamento de quase 5 mil pessoas, o que vai trazer um benefício social importante para essas famílias.

“A intervenção do Prosamin+ nesse trecho do igarapé do 40 vai trazer benefícios sociais para a população reassentada das margens do igarapé e de infraestrutura para toda a população que no dia a dia trafega pela avenida Silves no sentido Centro-bairro, ou vice-versa. A interligação da avenida Silves com a Lourenço Braga vai trazer um ganho na mobilidade urbana pra toda população da zona sul”, afirmou Campêlo.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.