Domingo, 21 de Julho de 2019
INVASÃO

Invasões aumentam sensação de insegurança de moradores próximos de áreas devastadas

Sem controle nem combate, ocupação irregular de área verde na Zona Norte avança em direção a áreas residenciais, assombrando a vizinhança



00000000000000000000000000.jpg Chamada de ‘bairro’ Monte Horebe, invasão avança sobre a outra fronteira do conjunto residencial, na Zona Norte (Foto: Márcio Silva)
15/08/2017 às 12:00

Além de causar a destruição dos recursos naturais e comprometer a fauna nas áreas verdes que ainda restam na cidade, as invasões também aumentam a sensação de insegurança de moradores do entorno das áreas devastadas, que denunciam precisar conviver com bandidos armados em plena luz do dia na vizinhança.

No conjunto habitacional Viver Melhor 1, localizado no bairro Santa Etelvina, Zona Norte, moradores convivem com o medo de serem vítimas de furtos, assaltos e até de terem seus apartamentos invadidos por criminosos que moram na comunidade Monte Horebe 1, ocupação irregular que cresce sem nenhum controle por parte do poder público.

Moradora de um residencial vizinho à invasão, a dona de casa Marilane da Silva vem testemunhando, há duas semanas, a mais nova investida dos invasores, que começaram a derrubar árvores e lotear terrenos, também, em outra extrema do conjunto. Ela relata que, além de destruir as áreas verdes e afugentar animais com queimadas, um grupo de invasores faz o possível para amedrontar a população da vizinhança. “Eles são mal encarados, circulam armados como se quisessem mostrar que eles que mandam no local”, disse.

O medo domina os moradores do conjunto habitacional, que relatam furtos e roubos diários nos apartamentos. Segundo a dona de casa Lane Araújo, desde o surgimento da invasão, todos os dias algum morador relata que criminosos tentaram invadir apartamentos. “A gente vive com medo, eles forçam as portas, arrombam as janelas, roubam tudo e a gente não vê uma viatura da polícia aqui na área. Eles ficam na parada de ônibus exibindo as armas dele com intenção de intimidar as pessoas”.

Momentos de terror

Na semana passada, a auxiliar de limpeza Larissa Silva* viveu momentos de terror quando criminosos tentaram invadir o apartamento de uma amiga dela. Dois homens conseguiram entrar no prédio e forçaram a porta do apartamento da vizinha de Larissa, que gritava pedindo socorro. “Ela gritava da casa dela e eu gritava da minha para eles verem que tinha gente dentro. Ficamos com medo, desesperadas e gritamos pedindo socorro”, contou.

Há cinco meses, o apartamento de Larissa, que fica no térreo, também foi alvo dos bandidos. Ela contou que estava sozinha com os filhos pequenos quando ouviu alguém estava forçando a porta do apartamento. “Era madrugada, não lembro que horas ao certo, mas fiquei morrendo de medo. Chorava e gritava pedindo socorro porque só estávamos eu e meus filhos, foi horrível”, relatou Larissa, que revelou que a suspeita recaiu sobre os vizinhos invasores após relatos de outros moradores com problemas semelhantes.

Patrulhamento

A Polícia Militar do Amazonas informou que o contato com os moradores da área considerada “mancha criminal” é realizado rotineiramente, entretanto, não foram relatadas pela comunidade ocorrências criminais ou aumento no índice de crimes no entorno da invasão. Na região, informa a PM, são realizadas diversas ações policiais pela 26ª Cicom. Mesmo assim, a PM garantiu que intensificará o patrulhamento.

Área particular e uma APP

A assessoria de comunicação da Secretaria de Estado de Administração (Sead) informou que não há ação relativa à invasão Monte Horeb por se tratar de área particular e de preservação permanente, não configurando invasão a terreno pertencente ao Estado. A Sead informou também que o Gipiap é um grupo de prevenção a invasões a áreas públicas, apenas reunindo e coordenando órgãos estaduais e municipais para este fim. Já o Departamento de Fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade informou que a maior parte da área da comunidade Monte Horebe é particular e o proprietário já obteve liminar favorável à reintegração de posse.

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.