Publicidade
Manaus
QUEIMADAS

Ipaam registra 132 focos de calor na Região Metropolitana de Manaus em sete dias

Presidente Figueiredo lidera casos. Foco de calor é qualquer temperatura registrada acima de 47ºC, não necessariamente sendo um ponto de fogo ou incêndio 21/11/2018 às 12:19
Show queimada 71ba9b63 a296 47ff b74e 7fc5934862b3
Foto: Arquivo/AC
acritica.com Manaus (AM)

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) registrou entre o dia 12 e o último domingo (18 ) registrou 132 focos de calor nos municípios da Região Metropolitana de Manaus. A informação, obtida por meio de monitoramento por satélite, foi divulgada pelo órgão nesta quarta-feira (21). Foco de calor é qualquer temperatura registrada acima de 47ºC, não necessariamente sendo um ponto de fogo ou incêndio.

Presidente Figueiredo, a 117 km de Manaus, foi o município com mais ocorrências durante o período. Foram 25 focos de calor detectados nos sete dias. Autazes (distante 113 km da capital) e Itacoatiara (distante 176 km) apresentaram 18 casos cada. Em Manaus, o Ipaam registrou 13 casos (veja a tabela completa abaixo). Todos os casos de queimadas estão sendo apurados pelo Ipaam.

Durante o período do feriado prolongado da Proclamação da República e Consciência Negra, fiscais do Ipaam mantiveram o trabalho de monitoramento de queimadas na Região Metropolitana dentro da Operação Cielo, em conjunto com o Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Batalhão Ambiental. 

No sábado (17), o órgão ambiental registrou um foco de queimada no município de Iranduba (distante 27 quilômetros da capital). Neste caso, fiscais do Ipaam apuraram que o foco teve início em uma área de mata às margens do rio Negro e se espalhou pela vegetação. O Corpo de Bombeiros foi acionado e controlou o fogo. O incidente também está sendo apurado.

Focos de calor – Período 12 a 18 de novembro

Presidente Figueiredo                      25

Autazes                                            18

Itacoatiara                                        18

Novo Airão                                       15

Careiro da Várzea                           13

Manaus                                           13

Rio Preto da Eva                            09

Manacapuru                                   08

Careiro Castanho                           06

Silves                                             04

Itapiranga                                      02

Iranduba                                        01

Publicidade
Publicidade