Ipem-AM fiscaliza comércio em Manaus com operação 'Boas Festas'
Estabelecimentos comerciais que forem flagrados comercializando produtos irregulares serão notificados e terão os produtos apreendidos.

Iniciou nesta quinta-feira (26) a operação “Boas Festas” do Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM), que fiscaliza o comércio em Manaus. Os principais alvos da fiscalização são itens alimentícios do natal, como panetones, frios, peru, chester, dentre outros. Os materiais apreendidos serão reanalisados no laboratório do instituto.
As principais ações dessa operação é verificar o peso do produto, a verificação do selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) e as informações obrigatórias na embalagem dos produtos.
Em 2019, nesta mesma época segundo o Ipem-AM, foram 1.250 produtos aprendidos por irregularidades. A operação ocorre até o dia 16 de dezembro.
Os estabelecimentos comerciais que forem flagrados comercializando produtos irregulares serão notificados e terão os produtos apreendidos. Os responsáveis terão um prazo de dez dias para apresentar defesa junto ao Ipem-AM, estando sujeitos às penalidades previstas na lei, como advertência e multa, que pode chegar a R$ 1,2 milhão.
Para denúncias é só entrar em contato por meio da Ouvidoria do Ipem-AM pelo telefone 0800 092 2020, de segunda a sexta, de 8h às 14h, ou pelo e-mail ouvidoriaipem@ipem.am.gov.br