Sexta-feira, 23 de Agosto de 2019
CORINGAS

Jogo de cartas da Copag é destaque da apresentação da Unidos do Alvorada

Inspiração veio da fábrica centenária, instalada atualmente no Polo Industrial de Manaus (PIM)



copag_8768503D-AC60-40E0-B180-9B43FC51EB21.JPG Foto: Sandro Pereira
03/03/2019 às 03:37

Em busca do segundo título de campeão do grupo especial das escolas de samba de Manaus, a Unidos do Alvorada entrou na avenida na madrugada deste domingo gordo de Carnaval (3) no Sambódromo, apostando no resgate histórico do famoso jogo de cartas Copag como enredo deste ano.

No tema, "All-in - Copag pra ver. Na avenida do samba, a Alvorada dá as cartas", o presidente da agremiação, Joacy Castelo, o Jacaré, explicou que a inspiração veio da fábrica centenária, instalada atualmente no Polo Industrial de Manaus (PIM).

“Temos que reconhecer quem realmente contribui para a nossa terra e enxergamos esse perfil na fábrica Copag, não só no retorno econômico, mas também cultural para o nosso povo”, defendeu.

Minutos antes de entrar, uma reza ao Pai Nosso para acalmar os ânimos e pedir proteção para "eventos ruins dos últimos tempos". Conforme Jacaré, o planejamento da harmonia está no engate para respeitar o tempo da performance.

A aposentada Maria do Amparo Soares, de 80 anos, mesmo com a cadeira de rodas, estava exalando animação, na primeira vez que desfila na avenida após décadas assistindo pela televisão. “É uma emoção muito boa”, se orgulhou. A filha, Maria José Soares, fez questão de levar a matriarca no desfile deste ano.

“Temos que aproveitar nossa família enquanto está viva. Mesmo com as dificuldades, ela pediu para vir e nós não podíamos participar deste ano sem ela. Ela faz toda a diferença”, contou.

Com média de 2.800 brincantes, a Azul e Branco da Centro-Oeste completa 20 anos em maio. A última vez em que conquistou o título de campeão foi em 2014, quando retratou a história do lutador José Aldo.

Ficha técnica

Escola: Unidos do Alvorada    

Enredo: "All-in - Copag pra ver. Na avenida do samba, a Alvorada dá as cartas"

Fundação: 15 de maio de 1995

Componente: 2.800

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.