Publicidade
Manaus
REPORTAGEM

Jornalista de A CRÍTICA é vencedora do Prêmio Fapeam de Jornalismo Científico

Com reportagem sobre pesquisa que propõe nova fórmula para combater o câncer, a jornalista Isabelle Valois se sagrou campeã na categoria impresso. O repórter José Augusto Júnior, da TV A Crítica, também foi vencedor 24/11/2016 às 20:36 - Atualizado em 24/11/2016 às 22:24
acrítica.com Manaus (AM)

A jornalista de A CRÍTICA, Isabelle Valois, foi a vencedora do Prêmio Fapeam de Jornalismo na categoria jornal impresso. Com a reportagem “A Cura do Câncer”, ela concorreu com a jornalista Kelly Mello, também repórter do caderno de Cidades do jornal. O repórter da TV A Crítica José Augusto Júnior venceu na categoria TV com reportagem sobre a água.

Neste ano, o prêmio recebeu 27 inscrições e sete concorrentes, nas categorias jornal impresso, TV, rádio e on line, chegaram à final. A cerimônia ocorreu na Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), na avenida Darcy Vargas.

Na abertura do evento, o secretário de Ciência e Tecnologia, Estevão de Paula, ressaltou a importância do jornalismo na disseminação de informações precisas na sociedade. Lembrando o perigo das "centrais de boatos" que existem nas redes sociais, ele parabenizou os membros da imprensa presentes pela responsabilidade no trato da notícia.

O presidente da Fapeam, Renê Levi, exaltou cada profissional que prestigiou o concurso ao inscrever sua produção no primeiro ano em que não há premiação em dinheiro. E destacou que, apesar da crise, o Estado mantém investimentos em pesquisa. "O Governo do Amazonas não deixou de investir em ciência e tecnologia. Pelo contrário,  na questão da capacitação de recursos humanos (bolsas) houve aumento de investimento este ano".

Premiados

A reportagem de Isabelle foi publicada no caderno de Cidades no dia 5 de julho do ano passado e trata sobre uma pesquisa realizada pela doutora Tamara Arruda, que estuda uma nova fórmula para combater células cancerígenas.

Segundo a jornalista, o prêmio dá continuidade ao trabalho dos comunicadores e fortalece a comunicação científica no Amazonas. Em seu discurso, Isabelle agradeceu a mãe e convidou a repórter Kelly Melo para receber o troféu com ela. “Agradeço a direção do jornal, à equipe de Cidades por estar apoiando as ideias e colaborando com busca de pautas voltadas para o  jornalismo científico, que vai desde o motorista, fotógrafo, e todas as pessoas, porque não somos apenas nós que fazemos tudo acontecer, é uma equipe”, disse ela.

Na sua fala, o repórter José Augusto falou sobre o difícil ano nas redações, que assim como todo o País sofrem  com a crise. Ele afirmou que se sente orgulhoso por ver tanta gente que ainda consegue "fazer mais do que a rotina pede e, de alguma maneira, fazer diferença na sociedade”.

Menção honrosa

O jornal A Crítica também foi reconhecido pela Fapeam com uma menção honrosa como veículo de comunicação de massa amigo da ciência.

Publicidade
Publicidade