Quarta-feira, 13 de Novembro de 2019
EVENTO

Jornalista Lúcia Helena Issa ministra palestra sobre refugiadas em Manaus 

Evento ocorre nesta sexta-feira (4), a partir das 16h, no Auditório Rio Negro, no Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS) da Ufam.



show_show_venezuelanos_E15D2ECC-DEFA-4256-9E36-CE2053553DAB.jpg Foto: Arquivo/AC
03/10/2019 às 07:11

Tema de grande interesse internacional da atualidade, o drama dos refugiadas no mundo será o assunto principal a ser abordado na palestra que a jornalista e escritora, Lúcia Helena Issa, vai ministrar, nesta sexta-feira (4), a partir das 16h, no Auditório Rio Negro, do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS), setor norte do campus universitário da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Intitulada "Refugiadas:  uma luta pela paz com rosto de mulher", a palestra é uma iniciativa das comunidades árabe e palestina do Amazonas com o intuito de aproximar mais essa temática de caráter humanitário do público amazonense. O evento conta com a parceria da representação discente do curso de Filosofia da Ufam, da diretoria de Ciências Humanas da UEE-AM e do Instituto de Articulação da Juventude da Amazônia (Iaja). 



Segundo Lúcia Helena, sua palestra vai falar um pouco sobre a dor das mulheres refugiadas palestinas que lutam pela paz e esperam há décadas pelo retorno à sua pátria, ocupada hoje por Israel. Ela vai abordar, também, sobre a chegada  das refugidas sírias e  palestinas  ao Brasil nos últimos 10 anos, destacando a luta delas por diálogo, tolerância, paz e direitos humanos. “Meu trabalho é dar voz para essas refugiadas”, destacou Lúcia Helena Issa. 

Biografia

Lucia Helena Issa nasceu em Guaratinguetá, Sao Paulo, é jornalista por formação, com graduação em Comunicação Social e especialização em Linguagem e Semiótica, pela Università di Roma, na Itália, onde morou por seis anos.

É autora do livro-reportagem " Quando amanhece na Sicília...", premiado no Brasil e na Itália, sobre a luta das mulheres e da sociedade civil contra a máfia na Itália, onde entrevistou mais de 120 mulheres. 

A jornalista já viveu em Londres, Havana e em Roma, de onde colaborou com alguns dos principais veículos do Brasil  como Folha de São Paulo, Jornal do Brasil e revista Istoé. Esteve em mais de 80  países do mundo, alguns deles devastados por guerras recentes e reportados por ela, in loco, tais como Síria, Palestina,  Kosovo e Líbano. 

Atualmente mora no Rio de Janeiro, onde é correspondente internacional e está terminando um  novo livro-reportagem, sobre mulheres do Oriente Médio que lutam pela paz.   

Alguns prêmios recebidos: 

  • Embaixadora da Paz ,  outorgado em Paris em outubro de 2018.  
  • Medalha Marielle Franco , outorgada pelo Olodum e pela cidade de Salvador em 2018. 
  • Prêmio Recife de Liberdade de Expressão, outorgado em 2015.
  • Prêmio Estrella de Sur, outorgado  no Uruguai em 2018 pelo seu trabalho na fronteira da  Síria.

Serviço

ASSUNTO: Palestra "Refugiadas:  uma luta pela paz com rosto de mulher”, com a jornalista e escritora, Lúcia Helena Issa 

LOCAL: Auditório Rio Negro, do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS), setor norte do campus universitário da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

DIA: 04/10 (sexta-feira)

HORÁRIO: 16 às 18hs

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.