Terça-feira, 22 de Setembro de 2020
CANDIDATURA

José Ricardo confirma aliança com PSOL e terá Marklize Siqueira como vice

Representante da bancada coletiva feminina, a socióloga foi indicada pelo partido para compor a chapa; PCB e Rede também fecharam participação na chapa da esquerda



WhatsApp_Image_2020-09-13_at_11.32.49__4__26BA0EE2-B27B-4D92-8B35-793F679E4354.jpeg (Foto: Junio Matos)
13/09/2020 às 13:04

O deputado federal José Ricardo (PT) oficializou na manhã deste domingo (13) sua candidatura à prefeitura de Manaus, tendo como vice-prefeita a socióloga Marklize Siqueira (PSOL). A solenidade aconteceu no auditório da rua Ferreira Pena, localizado no centro.

José Ricardo durante a cerimônia falou sobre a aliança com o PSOL e ressaltou a alegria de estar firmando parceria com Markilze Siqueira.



"Eu fico agradecido, foi uma indicação de uma pessoa que tem o compromisso que eu tenho com a população de Manaus, com a periferia, com as mulheres. Então da minha parte o PSOL fez uma ótima indicação. Vamos juntos nessa campanha, mostrar que é possível uma Manaus que tenha mais vida e uma Manaus que tenha mais solidariedade com os mais pobres”, declarou o deputado federal.

Representatividade feminina

Marklize é negra, afroameríndia e feminista. Durante seu pronunciamento ressaltou que a bancada coletiva está buscando um novo rumo político para Manaus.

“Estou muito feliz em estar fazendo parte dessa história. Manaus sofreu muito nesse período, comunidades indígenas, as minorias foram esquecidas pelo poder executivo. Essa chapa é a chapa da esperança para novos rumos para Manaus”, afirma Marklize.

A chapa do José Ricardo é até então a única que tem uma mulher concorrendo como vice e Marklize fala que isso é uma oportunidade muito boa para dialogar com essas mulheres e trazer essas pautas que envolvem as mesmas.

"Muitas mulheres durante a pandemia ficaram em situações muito difíceis, algumas deixaram de trabalhar, outras tiveram dificuldades pra cuidar dos filhos nesse momento. Então dialogar com essas mulheres e essas necessidades vai ser um ponto muito forte dessa chapa. Vamos trazer as mulheres para o centro desse debate, por que democratizar a cidade para as mulheres é democratizar para todos" disse a socióloga.

Prioridade nacional

A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffman, ressaltou que a candidatura de Zé Ricardo é prioridade da sigla em todo o País e parabenizou pela formação do partido.

“Passei aqui pra dizer que Manaus é uma das prioridades da direção nacional. Manaus vai ter agora uma representação municipal com capacidade para mudar os rumos da cidade. O partido tem a prioridade de lutar pelos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras do norte" disse a presidente nacional do PT.

Gleici ainda disse que o povo está muito dolorido em razão a pandemia, principalmente em Manaus e que a pauta principal do partido é lutar pela vida. Ela ainda ressaltou essa aliança do partido PSOL e da REDE.   

“Conte comigo, conte com a direção nacional do PT. Nos vamos ganhar essa eleição com essa parceria do PSOL e da REDE”, disse ela.

Luta pelos trabalhadores 

José Ricardo durante seu discurso, ressaltou que pretende lutar pelos direitos trabalhistas no seu mandato na prefeitura.

“Assim como meu mandato como deputado federal. Eu fui o único parlamentar que votou contra a Reforma Trabalhista. Nossa luta é de preservar as conquistas que conseguimos para manter os direitos trabalhistas. Com essa pandemia os trabalhadores foram os que mais sofreram”, disse José Ricardo.

Aplicação dos recursos públicos

José Ricardo disse que uma aplicação do recurso público, de modo sério, em quatro anos da pra fazer uma mudança em vários setores de Manaus "como a prioridade da saúde e aos bairros mais pobres, os espaços de convivência para os jovens e idosos" disse o candidato.

Ausência

Questionado sobre a ausência do deputado estadual Sinésio Campos na solenidade, Zé Ricardo declarou que isso não significa que ele não esteja apoiando a candidatura. 

“Ele está coordenando a campanha estadual. Não sei como está a agenda dele, nós tivemos vários dirigentes estaduais aqui presentes também. O PT vai ter muitas candidaturas no interior do Estado. Então todo mundo do partido vai estar envolvido com as campanhas políticas”, informou Zé Ricardo

Vereadores

Durante anúncio, foi apresentando também uma chapa com 62 candidatos a vereadores de Manaus, 43 homens e 19 mulheres. Dentre eles, o Sassá da Construção Civil, que atualmente está finalizando o seu mandato na Câmara Municipal de Manaus (CMM), e nesse ano busca reeleição.

“Estou muito feliz com a união ao PSOL, a uma mulher guerreira. A esquerda está unida. A esquerda defenderá a bandeira dos trabalhadores e trabalhadoras. Sou da Construção Civil e para fazer algum edifício é preciso construir uma base e essa base está sendo construída aqui hoje. Vamos a luta”, diz Sassá da Construção.

Com o anúncio, a bancada coletiva de esquerda está composta pelos partidos: PT, PSOL, PCB e REDE.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.