Josué Neto mobiliza eleitores para criação do 'Aliança Pelo Brasil' no AM
"O movimento da Direita do Amazonas está se movimentando para criar este novo partido. Nossa meta é conseguir mais de 50 mil votos apenas no estado do Amazonas”, afirma o presidente da ALE-AM

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), Josué Neto (PSD), afirma que não tem interesse, até o momento, em mudar de partido, ou concorrer à prefeitura de Manaus neste ano de 2020. O único objetivo é conseguir o máximo de assinaturas para a criação do Aliança pelo Brasil, partido criado pelo presidente do Brasil, Jair Bolsonaro.
“Este não é o momento de pensar na eleição de 2020 para a prefeitura de Manaus. O movimento da Direita do Amazonas está se movimentando para criar este novo partido. Nós estamos mobilizando a população, fazendo este chamado para que as pessoas vejam a importância deste novo partido, nossa meta é conseguir mais de 50 mil votos apenas no estado do Amazonas”, afirma Josué.
Embora o presidente da Assembleia tenha afirmado que não concorrerá, a qualquer momento isso pode mudar. É no que acredita o advogado e sociólogo, Helso Ribeiro.
Ele relata que mesmo que o partido Aliança seja criado e Josué Neto se filie e concorra à Prefeitura de Manaus, teria problemas com a mudança de sigla. “Não acredito que o partido seja criado este ano e nem acredito que Bolsonaro queira isso este ano. Caso isso ocorra, Josué teria que deixar seu cargo para concorrer e caso perca a eleição, ficará sem mandato. Então vejo esta possível mudança de partido como pouco improvável. Ele apenas está pegando carona no embalo Bolsonaro”, diz Helso.
Já o sociólogo Luiz Fernando afirma que a legislação não impede que Josué se candidate pelo partido Aliança, porém o sociólogo presume que ele perderá forças política para emplacar nessa candidatura. “Vejo isso como um mau sinal, o presidente da Assembleia entrando em um novo partido, para emplacar essa eleição de 2020, é uma incógnita”, conclui Luiz.
*Por Emerson Martinz, especial para A Crítica