Segunda-feira, 14 de Outubro de 2019
DAGMAR FEITOSA

Jovens do sistema socioeducativo participam de provas do Encceja

Com o exame, internos podem pleitear certificado de conclusão dos ensinos Fundamental e Médio. Provas seguem até esta quarta (9)



FOTO_Divulga__o_Sejusc__2__9E01A2DC-0F54-41FC-BF59-FB3CFA92643D.jpeg Foto: Divulgação/Sejusc
08/10/2019 às 15:46

Internos do sistema socioeducativo iniciaram, nesta terça-feira (8), as provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), em Manaus. As provas são aplicadas no Centro Socioeducativo Dagmar Feitosa, situado na Zona Centro-Oeste.

Ao todo, 16 jovens, sendo dez meninos e seis meninas, prestam o exame, que segue nesta quarta-feira (9). O Encceja faz um diagnóstico da educação básica brasileira, além de possibilitar meios para certificar saberes adquiridos tanto em ambientes escolares quanto extraescolares. 



De acordo com a titular da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania do Amazonas (Sejusc), Caroline Braz, a proposta é oferecer, por meio de atividades pedagógicas e psicológicas, novas oportunidades aos adolescentes.

“A educação é um direito de todos. Estimular o aprendizado em jovens do sistema socioeducativo é algo que nos empolga muito, porque, com isso, eles têm a chance de construir novos caminhos na vida e recomeçar”, destacou.

Encceja

No Brasil e no exterior, o Encceja pode ser realizado para pleitear certificação no nível de conclusão do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Para certificação do Ensino Fundamental, é preciso ter, no mínimo, 15 anos completos na data de realização do exame. A certificação do Ensino Médio exige a idade mínima de 18 anos completos no dia de aplicação da prova.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.