Quarta-feira, 21 de Agosto de 2019
EXAMES

Laboratório de Manaus oferece descontos especiais para exames de hepatites virais

Com exames exclusivos e descontos de até 50%, o CDL Laboratório Santos e Vidal alerta para os perigos de uma doença que ataca silenciosamente a saúde do seu fígado



HTH.AL.R02_9249DC2B-523B-42CD-9F59-90770CFB6766.JPG Foto: Antônio Lima
15/07/2019 às 17:33

As hepatites virais têm como principal causa cinco tipos de vírus (A, B, C, D e E). O que poucas pessoas sabem, é que a infecção pode se tornar complicada especialmente nos tipos de hepatite B e C, em que não há sintomas aparentes e a infecção evolui de forma silenciosa, podendo causar, a longo prazo, no fígado do paciente infectado problemas como fibrose, cirrose hepática e até mesmo o câncer. 

Para incentivar a prevenção e o tratamento das hepatites virais, o CDL Laboratório Santos e Vidal, entrou na campanha do “Julho Amarelo”, mês de combate às hepatites virais e ao câncer ósseo, e oferece descontos especiais, que podem chegar até 50%, em exames específicos para a detecção de cada um dos tipos da doença.

Conforme a farmacêutica Cecília Camilo, os tipos A e E da doença são os mais fáceis de identificar, já que após o contágio, há a presença de sintomas. “A infecção aguda que acontece logo após o contágio por estes tipos de vírus faz com que as pessoas percebam que algo está errado e, normalmente, ao procurarem ajuda médica, identificam o problema e realizam o tratamento, apresentando alta taxa de cura”, explica. 

Doença Silenciosa

As principais formas de contágio dos tipos A e E são por via fecal e oral, ou seja, através de alimentos ou água contaminada. “Esses tipos estão muito relacionados à higiene e a más condições de saneamento básico”, aponta a farmacêutica. Ela ainda destacou que o grande problema está em identificar as formas silenciosas da hepatite, os tipos B, C e D.

“Quando alguém é infectado com algum desses tipos de vírus, normalmente não apresentam sintomas ou são confundidos com os de outras doenças. A pessoa que está com esse tipo de infecção pode vir à longo prazo a adquirir lesões irreversíveis no fígado, como uma cirrose hepática ou até mesmo um câncer, isso tudo sem saber que está infectada, já que a doença age de forma silenciosa”, contou. 

Esses três tipos do vírus da hepatite são transmitidos geralmente por sangue contaminado, mas também pode acontecer via relação sexual desprotegida e até mesmo durante o parto. Apenas o portador do vírus da hepatite B pode adquirir o vírus do tipo D (hepatite delta). 

Diagnóstico

Realizado por meio de exames sorológicos e de biologia molecular, o diagnóstico para as hepatites é feito por meio de testes que detectam anticorpos presentes no sangue do paciente. No Laboratório CDL, são feitos testes com os marcadores de anticorpos do tipo  IgM, que indicam uma infecção aguda e recente, e com os marcadores IgG, onde é possível identificar uma exposição passada ao vírus, assim como a presença de antígenos como o HbS, HbC e HbE, que possibilitam uma avaliação inicial da presença e do estágio da infecção pelos vírus.  

Cada um desses testes possui um tempo específico de identificação devido ao período que cada anticorpo leva para se desenvolver no organismo do paciente. Os testes são seguidos de exames de biologia molecular, que servem para confirmar a presença das infecções, apontam o genótipo viral e a concentração do vírus no sangue, o que é chamado de carga viral. 

“Por isso é necessário manter em dia os exames de rotina que podem identificar o vírus. É preciso realizar check-ups que incluam os exames específicos para cada um dos vírus da hepatite. Às vezes as pessoas fazem diversos exames que indicam uma normalidade, mas acabam mal informadas, já que não realizaram os marcadores da hepatite viral”, diz Cecília Camilo. 

Ainda segundo a farmacêutica, os exames para o tipo B e C da hepatite viral, feitos via sorologia, são entregues ao paciente em um prazo bastante curto, já que os exames são realizados pelo laboratório da CDL em Manaus. No caso do exame de carga viral para HCV, que identifica a quantidade de partícula viral que está circulando no sangue do paciente, o CDL Laboratório Santos e Vidal é a única instituição particular a realizar o teste em Manaus. A metodologia usada pelo CDL é capaz de detectar com alta taxa de precisão a presença da doença, com apenas dez cópias do vírus circulante no sangue, o que é um grande diferencial, pois é comum em outras metodologias que se necessite ter ao menos 50 cópias do vírus circulando, para identificar a doença. 


Os laboratórios da CDL contam com equipamentos exclusivos em Manaus para exames com resultados entregues no mesmo dia. Foto: Antônio Lima

Tratamento

Apesar de existir vacina para o tipo B da hepatite, é preciso realizar testes que comprovem a eficácia da vacina no organismo do paciente. Estes testes também são oferecidos nos laboratórios CDL. 

As formas agudas de hepatite B, C e D não possuem tratamento. “O que é feito é um controle dos sintomas por meio de medicação e repouso. O próximo passo é controlar a doença e tomar medidas que visam impedir o aparecimento da cirrose e do câncer”, explica a farmacêutica, ao apontar que o diagnóstico precoce das formas crônicas das hepatites aumentam as chances de um tratamento bem-sucedido.

No caso de pacientes que já sabem que possuem hepatite e querem fazer um acompanhamento da saúde do fígado, o CDL possui dois testes não invasivos que substituem a biópsia, fornecendo diagnóstico à longo e a curto prazo e que permitem ao seu médico um criterioso plano de tratamento. O Fibrotest e o Fibromax avaliam o fígado de pacientes com suspeita de cirrose ou fibrose hepática, que apresentam alterações nas enzimas do fígado ou que tenham feito exame sorológico positivo para hepatite B ou C, além de outros fatores de risco de insuficiência hepática. 

Campanha contra câncer ósseo

Também fazendo parte do Julho Amarelo, o combate ao câncer ósseo terá exames com descontos especiais no CDL Laboratórios Santos e Vidal. Exames de painel genético familiar irão identificar genes que indicam uma predisposição do paciente de adquirir esse tipo de doença, estão disponíveis, permitindo uma detecção precoce ou um controle preventivo mais assertivo. 

Para mais informações sobre a localização das seis unidades dos laboratórios da CDL e horários de atendimento podem ser conferidas pelo WhatsApp (92) 98415-7102 ou por meio do site do CDL (acesse aqui).

Receba Novidades

* campo obrigatório
News pedro01 9f97d6e2 e058 4e63 8ce7 e934cf255a3d
Repórter de A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.