Quarta-feira, 20 de Novembro de 2019
SERVIÇO

Laboratório de Manaus oferece quatro tipos de testes para HPV; confira

Com seis unidades na capital e no município de Manacapuru, o estabelecimento oferece uma tecnologia de ponta e profissionais especializados



agora_exame_3_21DC2EF9-1D42-4EED-BE6A-E20AC4B8D54A.JPG Os testes do vírus HPV são oferecidos no CDL Laboratório. O estabelecimento tem várias unidades no AM. Foto: Divulgação
22/05/2019 às 11:12

A Região Norte do Brasil apresenta um índice alarmante de câncer de colo uterino. Este tipo de câncer 99% das vezes está associado ao Papilomavírus humano (HPV), que infecta a pele e as mucosas, além de causar lesões em diferentes partes do corpo. Para flagrar a presença destes vírus, vários testes laboratoriais estão disponíveis no mundo.

Em Manaus e no município de Manacapuru (distante 68 quilômetros de Manaus) , o CDL Laboratório Santos e Vidal oferece tecnologias de última geração que podem detectar todos os tipos de HPV associados a infecção, diferentes de outros testes que identificam apenas os  tipos mais frequentes classificados como de baixo e alto risco. Com uma tecnologia de ponta e profissionais totalmente especializados, o laboratório vem se tornando referência não só na detecção do HPV, como de todos os agentes microbiológicos de doenças sexualmente transmissíveis, fornecendo resultados em curtíssimo prazo.



Conforme pesquisas, mulheres, homens e até crianças são suscetíveis ao HPV. Estima-se que pelo menos metade das pessoas sexualmente ativas já teve contato com o vírus. No Brasil, de 30 a 50% das pessoas infectadas apresentam mais de um tipo de HPV.

O Dr. Rosinaldo Mendes, biomédico responsável pelo setor de Biologia Molecular do CDL laboratório, afirma que o vírus HPV não está ligado apenas com ao público feminino, mas atinge também homens e crianças. Segundo ele, é importante o rastreio na população sexualmente ativa de ambos os sexos, e também nas mulheres grávidas, em decorrência do risco de transmissão ao bebê no momento do parto e a ocorrência de lesões na laringe destas crianças, por isso a realização de testes é imprescindível.

"Quando o paciente faz o rastreio do HPV, ele está se prevenindo de ter uma doença no futuro, uma vez que, embora haja cura espontânea na grande maioria dos adultos jovens, a detecção auxilia no monitoramento da eliminação do vírus pelo organismo, ou na realização de exames como o Papanicolaou que podem detectar lesões precursoras do câncer.

Existem mais de 150 tipos do vírus, por isso, a mulher deve fazer não só o exame preventivo de câncer de colo, o famoso Papanicolaou, mas também é importante realizar o exame do HPV, considerado bastante superior a citologia", explicou o Dr. Rosinaldo.

Tipos de testes

Segundo estudos, na maioria dos casos, a infecção pelo HPV não é grave, ocorrendo até mesmo sem sintomas e resolvendo-se de forma espontânea, mas também pode causar doenças graves, como lesões na vagina, pênis, ânus, além do câncer de colo do útero, câncer de pênis e anal.

Na capital do Estado do Amazonas, o CDL Laboratório Santos e Vidal dispõe de quatro tipos de testes para identificação do vírus HPV. O primeiro, chamado de PCR para HPV de alto risco, pesquisa 14 tipos de HPV. Um outro teste, denominado HPV por metodologia de micro arranjo (MICROARRAY), é capaz de detectar 24 subtipos do vírus, sendo 18 tipos de alto risco e 06 tipos de baixo risco, mais associados a verrugas genitais.

O terceiro teste que o laboratório oferece é o PCR para HPV seguido de hibridização molecular reversa para genotipagem de alto e baixo risco, que pesquisa 35 subtipos de HPV.

Por último, o laboratório também realiza o teste de detecção do HPV por captura híbrida, mas o Dr. Rosinaldo enfatiza que esta metodologia atualmente está caindo em desuso, por não apresentar alta sensibilidade na detecção do vírus, necessitando de 5.000 cópias virais para a detecção, existindo atualmente metodologias muito mais eficazes.

Mulheres grávidas

Conforme especialistas, o HPV pode ser transmitido da mãe para o bebê durante o parto, caso a mãe esteja infectada. A realização do teste também é muito importante nestes casos. "A gente pensa muito em HPV e só lembra da sua associação com câncer de colo uterino, mas esquecemos das mulheres que estão grávidas ou que estão se planejando começar um processo de gravidez. É importante demais a mulher fazer o rastreio do HPV, porque como sabemos isso pode ocasionar infecções nas crianças. Nesses casos, o parto precisa ser de cesárea e não um normal", comentou.

Teste mesmo com vacina

No Brasil, existem dois tipos de vacinas: a Bivalente, que protege contra os sorotipos 16 e 18; e a Quadrivalente, que protege contra os sorotipos 6, 11, 16 e 18. Atualmente, a única vacina aprovada para aplicação em homens é a última. Tanto a Bivalente, quanto a Quadrivalente, são aplicáveis em crianças.

"A vacina faz a proteção de apenas 04 subtipos específicos mais prevalentes, não protegendo de outros também circulantes. Mesmo que você seja vacinado, principalmente com a Quadrivalente, tem que fazer o rastreio do HPV. Existem mais de 40 subtipos de HPV que podem causar infecções e doenças no trato genital", afirmou o biomédico.

Os testes de HPV podem ser solicitados por médicos ou a própria pessoa pode procurar o CDL laboratório e fazer a coleta. "Essa é uma doença silenciosa e muito assintomática. O HPV de baixo risco geralmente leva o aparecimento de verrugas. Então, se você encontrar uma protuberância na região urogenital, você pode procurar o médico e solicitar o teste", completou Rosinaldo. 

Infertilidade

Estudos mais recentes apontam que o HPV está mais comumente presente no sêmen de homens com infertilidade de causa desconhecida do que na população em geral. Estes estudos apontam que quando os vírus estão localizados na região central e na cabeça dos espermatozoides, a sua presença está associada a baixa motilidade dos espermatozoides, assim, é importante que homens com histórico de infertilidade também se submetam aos exames para detecção de HPV, enfatizou a farmacêutica bioquímica do CDL Laboratório, Cecília Camilo.

Outros testes

O CDL laboratório também realiza o exame Papanicolaou ou exame de citologia de colo de útero. "Hoje, nos nossos laboratórios, realizamos o preventivo convencional, e o exame preventivo em base líquida. Estes exames andam juntos no rastreamento de lesões decorrentes da infecção pelo vírus HPV", disse Bruna Brelaz, citologista clínica do laboratório. Ela ainda enfatizou “Somos pioneiros nos exames voltados a saúde da mulher com uma equipe de profissionais altamente especializada. Na área de citologia cervical contamos com citologistas titulados e apresentamos índices de qualidade considerados de referência, isto é bastante importante no combate ao alto número de casos de câncer de colo uterino, que detectados na população feminina do Amazonas”, afirmou Bruna.

A Dra. Cecilia Camilo, destaca ainda, que os testes são cada vez mais importantes no público jovem. “O adolescente de hoje tem o início da vida sexual de forma precoce. Eles, por acharem que estão vacinados e protegidos, esquecem que as vacinas só cobrem dois tipos de vírus, e com isso, apresentam altos índices de infecção por outros subtipos, muitas vezes mais de três tipos de HPV concomitantes. Registramos isso todos os dias nos resultados. Não sabemos qual é o efeito dessa contaminação cruzada. As pessoas não estão usando preservativos, fazem sexo oral e as mães estão passando para as crianças os vírus, então é importante fazer o teste", disse.

Equipe competente

Estes testes podem ser feitos no próprio laboratório. O CDL dispõe de 6 unidades, sendo algumas com horário de atendimento ampliado, como por exemplo, a unidade do Millenium, que faz coleta de 6h até 18h, enquanto as outras unidades atendem, de 6h até 17h.

"O laboratório CDL tem todos os seus processos validados. Nossos testes para a detecção do HPV utilizam tecnologias reconhecidas internacionalmente e de última geração. Todo teste é realizado com um cartucho individual, onde juntamente com a amostra do paciente é possível reconhecer a presença de células humanas. Cada cartucho tem o seu controle positivo e negativo individual, fazendo com que os testes tenham uma especificidade e sensibilidade elevada", finalizou a Dra. Cecília.

Mais informações sobre os testes e as unidades do laboratório podem ser conferidas no site do CDL: www.cdl.med.br

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.