Publicidade
Manaus
Manaus

Lâmpadas de postes de Manaus ficam ligadas de dia e desligadas durante a noite

Se o olhar estiver atento, não é difícil encontrar lâmpadas da iluminação pública acesas durante o dia em várias vias  da cidade. À noite, não se vê o mesmo 19/08/2015 às 14:51
Show 1
De início, a Manaus Luz garantiu menos falha, porém não é isso que tem se observado nos principais locais onde ocorreu a troca
Isabelle Valois Manaus

Desde o final de 2014, as ruas de Manaus começaram a ganhar uma nova iluminação. Desta vez, a escolhida foi a luz de led, por ser mais econômica, resistente e com uma duração de 12 anos. De início, a Manaus Luz garantiu menos falha, porém não é isso que tem se observado nos principais locais onde ocorreu a troca.

Qualquer pessoa pode perceber, quando anda pelas rua da cidade, no período da manhã e tarde, que quase sempre existe uma rua onde há postes de luz iluminados e à noite ocorre o inverso, pois as ruas ficam sem a iluminação.

Este é caso da avenida Pedro Teixeira, bairro Dom Pedro, Zona Centro–Oste, nas proximidades do Centro de Convenções - conhecido como Sambódromo. De dia, os postes de iluminação ficam ligados e quando escurece, as luzes desligam.

A comerciante Cleide Bentes, 31, que tem um ponto no local, disse que o problema é antigo e que esperava que, quando as luzes fossem trocadas, melhoraria a situação. “Com o escuro ficamos vulneráveis a assaltos. Várias vezes entrei em contato com a empresa para verificar a situação mas, mesmo com as novas lâmpadas, de dia elas ligam, mas à noite não funcionam. Tem algumas exceções, mas são raras”, contou.

O mesmo problema ocorre nas principais avenidas da capital, como Djalma Batista, Constantino Nery, André Araújo, além de adjacentes e ruas nos bairros.

Na rua Comendador Clementino, Centro, a troca das lâmpadas antigas para as lâmpadas de led ocorreu na semana passada. Ontem, próximo ao início da tarde, havia um poste com a luz ligada e outro desligado, alternados quase em toda a extensão da via. O vendedor Eduardo Lima, 28, contou que a loja onde trabalha diariamente fecha as portas antes do anoitecer, pois com a iluminação antiga a via ficava completamente escura. “Agora, estamos com uma iluminação nova. Porém, se ela fica ligada durante o dia, logo apresentará problemas e novamente vamos estar no escuro”, comentou.

Para a moradora da rua, a dona de casa Clarice Siqueira, 56, a iluminação ligada no período do dia, deve gerar aumento nas próximas contas de energia.

“O povo precisa entender que somos todos nós que pagamos a iluminação pública, assim como devemos economizar em casa, a economia também precisa ser feita na iluminação pública. As luzes do poste ligadas enquanto está claro, é mais um consumo, uma porcentagem a mais na conta, então precisamos ligar e informar a empresa responsável pelo abastecimento”, explicou.

Problema nos relés

O coordenador da UGPM Energia, Rafael Assayag, informou que o problema está com os relés utilizado no atual sistema de iluminação, pois não são adaptados às oscilações frequentes de energia que ocorrem na cidade. Até os próximos 30 dias, a Manausluz deverá realizar a troca. Caso haja problemas com iluminação em outras ruas, a prefeitura solicita que a população informe no 0800 201 0001.

Onde o problema foi verificado

Puraquequara
Avenida das Torres
Djalma Batista (em frente ao Plaza Shopping)
Rua Gurupi (Redenção)
Alexandre Amorim (Redenção)
Rua 3 (Colonia Santo Antonio)
Parque das Nações
Ferreira Pena (em frente ao TRT)
Viaduto de Flores (antes do Mirage Park)
Alça que dá acesso à Ephigenio Sales
Torquato Tapajós (em frente à Frigelo)
Mário Ipiranga (em frente ao Carrefour)
Constantino Nery
Rua Azedo (Santo Antônio)
Rua Raimundo Parente
Rua Comendador Clementino

Publicidade
Publicidade